terça-feira, 31 de maio de 2011

Aconteceu em Peniche (1943)

(Foto sem correspondência com o texto)

Em 20 de Novembro de 1943 uma traineira ficou completamente destruida devido à acção do mar, contra um rochedo da Praia de Peniche de Cima. Pertencia a José Correia de Sá o qual havia a adquirido em Junho do mesmo ano. Possuia licença para a pesca da sardinha. Foi construida por José Andrade num estaleiro de Peniche, com 11,64 m de comprimento, 3,40 m de boca, 1,55 m de pontal e 13,335 de tonelagem bruta. Possuía um motor Kelvin de 30 HP´s. Encontrava-se registada em Peniche com o registo n.º P-125-F e o nome de "Felicidade".

Pequenas lembranças para relembrar...

sábado, 28 de maio de 2011

O galo no catavento


Porque tem o catavento muitas vezes a forma de um galo?

O galo era o simbolo nacional das tribos do norte da Europa, o velho simbolo da vigilância. Estas tribos com o passar dos tempos foram os fundadores do que chamamos arquitectura gótica em quais foram contruidos muitos edificios religiosos. Era portanto natural que o galo aparecesse nestes edificios. Este simbolo todavia estava ligado a S. Pedro e no seculo IX, um papa ordenou que toda a igreja paroquial, com campanário, remate este com um galo, como simbolo de S. Pedro.

Apanha de Percebe na Berlenga


Uma actividade muito perigosa...

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pescador desaparecido


Quantas milhares de vezes isto aconteceu... neste caso em 29 de Outubro de 1962.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

quinta-feira, 19 de maio de 2011

terça-feira, 17 de maio de 2011

Helices em Peniche


Poucos de nós sabem quem foi o inventor da hélice. Elas são utilizadas todos os dias na nossa cidade, fazendo movimentar as embarcações que todos os dias saem e entram no Porto de Peniche.

Joseph Ressel é o seu inventor, tendo efectuado os seus primeiros testes em 1826, na cidade de Trieste - Austria.

domingo, 15 de maio de 2011

A pesca lúdica e os anzois


A pesca lúdica permite a utilização de três anzois em cada linha, não havendo qualquer referência ao tamanho minimo destes. De qualquer maneira nunca devem ser utilizados anzois capazes de capturar pequenos peixes, pois todos temos que ter muita atenção ao tamanho minimo permitido de cada espécie. A utilização de um número superior de anzois não é permitido, pois passa a ser considerado pesca profissional.

Mas na área da Capitania do Porto de Peniche existem duas excepções. No caso da Lagoa de Óbidos, os anzois têm de possuir uma abertura minima de 8 mm e a pesca lúdica na berlenga exige um minimo de 9 mm.

Fortaleza da Berlenga


Publicação de 1930 - Forte de S. João Baptista

sábado, 14 de maio de 2011

Farol da Berlenga


Farol da Berlenga

Posição - Lat. 39º24.99N - Long- 009º30.47W
Sinal Sonoro - Som 6 Seg. ; Silêncio 22 Seg. = Período de 28 Seg.
Altura da Torre - 29 metros ; Altitude - 121 metros

Começou por constar no alvará pombalino de 01 de Fevereiro de 1758 que o mandou edificar, tendo a sua construção acabado em 1841. De 1851 a 1860 foram construídas as instalações anexas.

O farol entrou em funcionamento em 1842 funcionando a azeite. Possuía nessa altura movimento rotativo activado por um mecanismo de relojoaria.

Em 1897 passou a fonte luminosa a ser a incandescência pelo vapor de petróleo.

A electrificação do farol foi executada através de motores geradores em 1926.

A partir de 2000 o farol passou a funcionar a energia solar, ficando os motores geradores como auxiliares em caso de necessidade.

Ao contrário do que pretendem fazer passar para a opinião pública, as únicas pessoas que nunca abandonam a ilha são os faroleiros, havendo grandes períodos de tempo que são os unicos habitantes. 
A Ilha da Berlenga nunca está sozinha, desde 1842 que os faroleiros são o seu guardião.

Assinar de Cruz

Nos tempos antigos muito pouca gente sabia escrever e no final do documento se colocava um selo. Sobre esse selo era costume colocar o sinal da cruz como simbolo de boa fé do documento. Mesmo quando se tornou usual a capacidade de escrever, continuaram acrescentando a cruz com a sua significação simbolica - hábito seguido por muitos eclesiasticos até aos nossos dias.
Era natural que esta espécie de marca usada durante tantos séculos, se tornasse automaticamente o "sinal", de aqueles que, ainda mesmo agora, também não sabem escrever.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Entornar sal


Entornar sal dá azar

Esta superstição vem da era romana. O sal está associado à deusa romana SALUS, a deusa romana da saúde, a qual era consagrada com festivais alguns dias por ano. O sal era importante nas cerimonias e o facto de entornar, descuidadamente, uma porção de sal era um insulto à deusa, insulto esse que teria resultados terriveis.
Mais recentemente, era ideia que poderia evitar-se o azar, atirando uma pitada de sal por cima do ombro esquerdo, baseando-se na crença que os espiritos maus se juntam sempre por detrás do ombro esquerdo. O que falta aclarar, é se o sal é uma especie de oferta para apaziguar esses espiritos ou se o intuito é acertar nos olhos para impedi-los de exercer maleficios...

domingo, 8 de maio de 2011

Capitania do Porto de Peniche


Em 1839 surgem as Capitanias, como sedes de jurisidição marítima ou orgãos locais do sistema de autoridade marítima, com a publicação do Regulamento de Polícia dos Portos. Foram então criadas capitanias no continente, ilhas e ultramar, sendo o cargo de Capitão do Porto ocupado por um oficial de marinha, subordinado ao Major-General da Armada. Até esta data, embora já existissem algumas Capitanias mas não a nível oficial, a responsabilidade da Autoridade Marítima era desempenhada pelas Alfândegas Marítimas.

sábado, 7 de maio de 2011

Náutica de Recreio e os Portos Sazonais


Conforme é habitual todos os anos a Capitania do Porto de Peniche promulga um edital informando do período referido na alínea f) do artigo 2.º do Decreto-lei n.º 124/2004, de 25 de Maio - Regulamento da
Náutica de Recreio, referente aos Portos de Abrigo Sazonais.
Este ano são considerados Portos de Abrigo Sazonais: Carreiro do Mosteiro, na Ilha da Berlenga e a Rampa Sul da Praia de Porto Dinheiro na Lourinhã, no período compreendido entre 15 de Maio e 30 de Setembro de 2011.
Assim, as embarcações da classe 5 poderão efectuar viagem até à Ilha da Berlenga a partir do Porto de Peniche, assim como navegar num raio de 3 milhas náuticas de Porto Dinheiro, quem colocar a embarcação na água nessa localidade.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

SOS


Sigla utilizada desde os primordios da utilização rádio, provem do significado inglês "SAVE OUR SOULS" - "SALVAI AS NOSSAS ALMAS". Esta sigla constitui a esperança dos náufragos, a salvação de uma vida em perigo. Ninguém calcula a emoção, a ansia, que domina o receptador de uma mensagem deste tipo. Após uma emissão deste tipo, todas as estações rádio-eléctricas devem parar qualquer transmissão e deixar livre a frequência de emergência (Canal 16). A partir deste momento, todos os utilizadores de rádio absorvém com avidez toda a informação transmitida e caso estejam na área do sinistro, iniciam (obrigatóriamente) manobras para tentativa de salvação dos naufragos.
Quando enviado em código morse, consiste em três pontos (correspondente à letra S), três traços (correspondentes à letra O) e novamente três pontos (• • • – – – • • •).

Espelho Partido - Azar...


Porque dizem que um espelho partido dá 7 anos de azar?

Antes de haver espelhos, eram utilizados os tanques ou as poças de água para verem o seu reflexo. As criaturas primitivas acreditavam que o reflexo era o espelho da sua alma. Acreditavam ainda que as rugas que apareciam na água era presságio de infelicidade. Esta superstição sobreviveu até se inventarem os espelhos em 1300. Surgiu, então, que as rachas num espelho, nao deixando reflectir correctamente a imagem, eram, tal e qual as rugas na água, sinal de iminente infortunio. A crença dos 7 anos de duração provêm, do facto, do homem se renovar de 7 em 7 anos, persistindo nele a infelicidade até ao complemento dessa renovação.


terça-feira, 3 de maio de 2011

Redes de Emalhar em Peniche


Arte de pesca encontrada arrojada numa praia a norte de Peniche. É visivel como este tipo de arte de pesca é notoriamente predatória. No meio da rede haviam dezenas de peixes e crustáceos mortos. A arte de emalhar, tal como o arrasto, à muito que deveriam ser proibidas. Uma arte deste tipo caso fique perdida no mar providenciará a morte a milhares de organismos vivos.


segunda-feira, 2 de maio de 2011

domingo, 1 de maio de 2011

Atlas


Porque se chama Atlas a uma colecção de mapas.

Em meados do sec. XVI, Mercator publicou uma colecção de mapas. No frontespicio vinha a figura de Atlas sustentando o mundo aos ombros. Foi por causa dessa figura que a colecção de mapas de Mercator e todas as publicações daí em diante, se tornaram conhecidas pelo nome de Atlas.
Na mitologia grega, como se sabe, o gigante condenado a segurar aos ombros o céu e a terra, em castigo da sua revolta contra Jupiter, a divindade suprema.