quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Marinha Mercante Portuguesa em 1852


Marinha Mercante de Portugal em 1852

Galeras - 17
Barcas - 46
Brigues - 77
Brigues-escunas - 7
Patachos - 84
Hiates - 170
Polacas - 1
Chalupas - 3
Cahiques - 101
Rascas - 86
Barcos - 119
Bateiras - 7
Vapores - 3

A praça de Peniche possuia 4 navios com um total de 90 toneladas.

Nesta estatisticas não se compreendiam as embarcações de vela e vapor, empregadas no comercio de pequena cabotagem nem embarcações de pesca.

domingo, 27 de novembro de 2011

Meixão em Peniche - Crime Ambiental


Poucos têm conhecimento que Peniche é todos os anos alvo de um dos maiores crimes ambientais que se praticam em território nacional. Chamam-lhe "Meixão", mas também é conhecido por enguia-de-vidro, mas não passam de juvenis das nossas enguias de rio ou lagoa.

O rio de S. Domingos em Peniche, todos os anos é alvo deste acto predatório que mata a criação das poucas enguias que Portugal ainda tem. Estes "criminosos" andam atrás do lucro fácil, pois cada quilograma desta especie é avaliado em mais de 400 euros nos mercados espanhois e japoneses. As enguias abandonam os rios e lagoas e deslocam-se por mar alto (mar dos Sargaços) onde desovam e morrem. A sua prole então dirige-se para a costa europeia para subir os rios onde cresce e engorda para fazer o mesmo que os seus progenitores. Mas estes predadores impedem a sua subida ao matar aos milhares para proveito próprio. Devido a este acto todos temos conhecimento que enguias "nem vê-las" pois quase deixaram de existir.

Apesar da Polícia Marítima exercer uma forte pressão sobre este acto proibido, todos temos que colaborar, assim caso vislumbre, principalmente no período nocturno, indivíduos com uma especie de camaroeiros na foz do rio ou mesmo nas suas margens, não deixe de contactar a autoridade marítima (918 498 039).

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Naufragio do brigue "Ginulo" em Aveiro

(brigue sem correspondência com o texto)

Em 1842 devido a intenso nevoeiro, naufragou numa praia a sul de Aveiro, o brigue espanhol "Ginulo", perecendo metade da tripulação e toda a carga que possuiam a bordo.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Surf em Peniche (1982)


Um dos primeiros registo do surf em peniche, corria o ano de 1982. O que era rarissimo agora tornou-se usual.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Rei em Peniche (continuação)


No dia 22 de Fevereiro de 1832, o Rei D. Miguel I encontrava-se em Peniche, dia este do seu aniversário. Devido a este facto foram grandes os festejos e ao pôr do sol foram embadeiradas todas as fortalezas e deram-se salvas na Cidadella, Forte das Cabanas, Senhora da Luz e Nossa Senhora da Consolação. Às 11.30 horas foi realizado um desfile com a inumeros destacamentos e batalhões finalizando com mais salvas dos respectivos fortes. Cerca das 07.00 horas no grande salão do Quartel do Governo juntaram-se todas as autoridades locais, oficiais militares e as boas familias de Peniche, totalizando mais de 300 pessoas, finalizando com um chá, discurso às grandes qualidades do rei e entoação do hino realista. Após o hino realizou-se o Baile até altas horas da noite.

domingo, 6 de novembro de 2011

Presidio de Peniche em 1822



Em publicação de Setembro de 1922 sobre os os trabalhos dos setenciados militares nos presidios existentes em Portugal, existe esta referência a Peniche:
"Entrou de novo 1; existem 23, dos quais: 1 é ocupado de pedreiro e 8 de serventes, na obra do Baluarte de S. Vicente, 2 em juizes, 1 em rancheiro, 1 em escripturação, 5 na conducção de água, e 2 na policia, tudo do presidio: 2 no serviço do hospital, e 1 incapaz de trabalhar.

sábado, 5 de novembro de 2011

Baleal - Seculo XIX


Representação do Baleal em publicação do seculo XIX. Nesta peça sobre o baleal, alguns anos anterior a Raul Brandão, aparece a seguinte frase: "..., e pela excelente praia, que, sem exageração, será a melhor do nosso reino,.." P. e C. de Sequeira.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Naufrágio em Peniche


Esta foto corresponde a um naufrágio ocorrido em Peniche. Infelizmente não tenho dados suficientes para poder afirmar o nome da embarcação e ano do sinistro. Caso alguém tenha informações não deixem de me contactar.