sábado, 28 de janeiro de 2012

Operation Plus Ultra - 1970


Num jornal espanhol de 26 de Agosto de 1970 saiu este artigo. Este acto de bravura foi um dos escolhidos para ser premiado conjuntamente com actos de bravura de meninos da Jugoslavia, Itália, França, Belgica e Alemanha.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Peniche na Noruega.


Em 1920 a nossa cidade foi representada pelo navio com a denominação de "Peniche", pertencente à República Portuguesa, na longínqua Noruega. A foto apresenta a cidade de Fredrikstad onde o "Peniche" esteve atracado.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Corsários em Peniche.


Em 1740 a Espanha encontrava-se em guerra com Inglaterra. Como acontecia nesses tempos antigos, os corsários (navios piratas que recebiam ordens de uma nação) faziam parte dessa guerra. Peniche faz parte dessa história conforme é descrito neste documento:

"... o barco corsário espanhol, com o nome "Pluma", seu Capitão D. Felix Romero, apresou três navios ingleses, e conduzidos ao porto de Peniche. O primeiro, chamado de "Unión", capitaniado por Diego Acuntes, irlandês, vinha de Pettersburgo carregado com linho, cera, lâ e outros, foi apresado no Cabo da Roca a cerca de três léguas. Outros dois chamados de "Goodoyo" e "Laurel", seus capitães Reynagshaguer e Hugfrese vinham de Filadelfia com carga de trigo e outros géneros.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Naufrágio do brigue "Nova Amizade" no Mosteiro dos Jerónimos.

(Imagem sem correspondência com o texto)

Na noite do dia 28 de Novembro de 1842, após viagem do Rio de Janeiro, o brigue português "Nova Amizade" apanhado pelo nevoeiro e com tempestade na costa decidiu fundear no rio Tejo, lançando todos os ferros que possuía ao mar para esperar pelo dia. Mas o vento forte conseguiu quebrar todas as amarras e lançou-o na corrente até encalhar na praia de Belém frente ao Mosteiro dos Jerónimos.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Guerra da Lagosta.


Muitas desavenças existiam antigamente entre os pescadores de Peniche e pescadores estrangeiros. Devido à riqueza das águas de Peniche, esta era invadida constantemente por estrangeiros, apelidados de "piratas ou larápios". Naturalmente as desavenças acabavam por ser inevitaveis, o que veio a aconteceu em março de 1929 entre pescadores de Peniche e pescadores franceses. Do conflito resultaram 9 feridos todos eles portugueses, por utilização pelos franceses de arma de fogo.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Recordando...o feriado municipal de Peniche.



Ficou esquecido nos tempos, mas como devemos ter sempre ciente a nossa história, recordo aqui, que o  feriado municipal de Peniche a partir de 1910 era festejado a 12 de Novembro, devido a promulgação da carta de lei pela qual Peniche foi elevada a vila e concelho.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Polícia de Segurança Pública de Peniche em 1982.


A Polícia de Segurança Pública de Peniche em 1982. Grande bomba!!!
Verifica-se ainda um edifício de cor amarela que já não existe, junto à ponte velha.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012