sábado, 31 de março de 2012

Miudagem.



No dia 20 de Março, um miudo decidiu ir aos percebes aquando da maré vazia. Mas a maré subiu e como o local de onde tinha vindo ficou inundado optou por subir a escarpa. Subiu e começou a ficar com medo da altura tendo ficado a meio, não conseguindo subir nem descer. Optou por pedir ajuda!!!

Pela brincadeira de um miudo que não soube precaver o óbvio foi chamada a Polícia Marítima e os Bombeiros de Peniche que assim o resgataram do medo que o fez paralisar.

sexta-feira, 30 de março de 2012

quarta-feira, 28 de março de 2012

Naufrágio da embarcação "Dário" junto à ilha da Madeira.


Mais um naufrágio de uma embarcação de pesca, esta com registo do Funchal mas com porto de armamento em Peniche.
O pedido de socorro ocorreu cerca das 06.25 horas do dia 22 de Março de 2012, sendo os seus tripulantes, a maioria de Peniche, resgatados cerca das 09.15 horas pelo paquete "Prinsendam" de nacionalidade holandesa.


Prisendam

Posteriormente foram resgatados do navio por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa chegando ao Funchal cerca das 11.00 horas, todos em boas condições de saúde.

 foto - Holland America Line
foto - Holland America Line

Segundo a tripulação a embarcação de pesca começou a fazer água, motivo pelo qual não conseguiu manter, em condições de segurança, a embarcação à tona de água.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Galeão Santo António.

(Imagem sem correspondência com o texto)

Também Peniche como terra costeira contribuiu para o poderio naval português. Em 1624, Peniche já tinha sido erigida a vila e nos estaleiros se construiam grandes navios para a armada portuguesa. Segundo Frazão de Vasconcelos construiam-se em Peniche galeões que posteriormente navegavam por esse mundo fora, aos quais eram atribuidas grandes qualidades e um menor custo de construção relativamente aos construidos na capital. Um dos navios construidos foi o galeão "Santo António", o qual recebeu os acabamentos finais em Lisboa.

Praia de Peniche.


Praia de Banhos de Peniche em 1897.

sábado, 24 de março de 2012

Corsários Americanos.

(Corsário americano em águas portuguesas)

Mais uma das batalhas que se passaram junto às Berlengas, esta no dia 22 de Junho de 1814. O navio corsário americano "Harpy", de 10 canhões e 110 homens, captura a escuna inglesa "Mary" de Southampton, capitaneada por Thomas Tucker, que estava de passagem de Trieste para Bremen com diversos tipos de carga. Após sete dias em posse dos captores, o comandante acompanhado de outro marinheiro, os unicos ainda a bordo da escuna atiram-se aos 6 americanos, matando um mestre, um marinheiro e ferindo um outro.

Pouco mais se sabe do que aconteceu após esse incidente, mas que as águas das Berlengas devem ter imensas histórias para contar...

quinta-feira, 22 de março de 2012

Cristãos Novos em Peniche.


Também Peniche foi casa de muitos homens e mulheres de outras religiões. o Rei D. Manuel impõe a todos eles a conversão para a religião cristã, ou então teriam de abandonar as terras de Portugal. Estes novos cristãos passaram-se a chamar "cristãos novos" para os diferenciar dos restantes.

Mas a inquisição estava em Peniche e acusa em 1630, Francisco Rodrigues, cristão novo da prática de Judaismo. Francisco Rodrigues vivia numa quinta da Roliça, era natural de Peniche, filho de António Rodrigues que era cristão novo e inocência Nunes que era cristã velha. Assim o mesmo foi preso em 26 de Janeiro de 1630 tendo a sentença sido proferida dois anos depois, consistindo em prisão, uso de habito penitencial perpétuo, renunciar ao judaismo, instrução na fé, penas e penitências espirituais.

Tartaruga de Couro.



Considerada uma especie com o estatuto de "criticamente ameaçada", encontrando-se em vias de extinção, esta tartaruga denominada tartaruga-de-couro (Dermochelis coreacea) deu à costa na zona da Praia do Rei Cortiço em Óbidos, perto de Peniche, medindo cerca de 2 metros.

Após uma longa vida que pode chegar aos 300 anos, esta tartaruga que é pertencente à maior espécie de tartarugas, deve ter passado pelas duas grandes guerras mundiais não sobrevivendo a um aparelho de pesca de um pescador local. Esta arte de pesca e a ingestão de sacos de plástico são um dos principais problemas para a causa da perigosidade da sua extinção.

domingo, 18 de março de 2012

O jardim de Peniche em 1897.


O jardim de Peniche no ano de 1897, já com o coreto que foi construido em 1884, mas sem o clube que apenas foi construido já no século XX e sem as palmeiras que apenas foram colocadas em 1907.

sábado, 17 de março de 2012

quarta-feira, 14 de março de 2012

Electricidade.


Um opinião vale o que vale!!! Mas como sou parte deste problema também posso formalizar alguns pensamentos que me afligem, no que concerne à nossa factura de electricidade.

Vivo numa casa (apartamento) normal como a maioria dos portugueses. Na iluminação utilizo 95% das chamadas lâmpadas ecológicas, possuo os aparelhos normais de uma habitação. Não utilizo electricidade para fazer as refeições, não possuo aquecimentos centrais e a água é aquecida a gás, mas mesmo assim consigo gastar por ano cerca de 2 salários minimos nacionais. Pergunto-me várias vezes onde é que a electricidade se vai, pois até tenho tomadas para desligar os "stand bys".

Afinal o que querem? Que trabalhemos para aquecer? O NOSSO PAÍS está ocupado com postes, barragens e todo o tipo de infra-estruturas da empresa eléctrica, destruindo em muitos casos património ambiental e histórico, pertencente a todos os portugueses, e ainda temos que pagar esta enormidade????

Desabafei...

Embarcações Francesas e as Lagostas.


Já referido algumas vezes neste blog a insatisfação dos pescadores de Peniche para com a invasão das águas portuguesas por parte de embarcações de outras nacionalidades, principalmente francesas. Desta vez dá-se conta de uma grande manifestação por parte da comunidade piscatória contra os franceses em Julho de 1909.

domingo, 11 de março de 2012

Palhabote "Boa Armonia"

(Palhabote)

Em Setembro de 1861 entra em Alicante o palhabote "Boa Armonia", capitaneado por Serra, transportando uma carga de madeira, proveniente do porto de Peniche.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Gansos Patolas em Peniche.



Muito usuais em Peniche é fácil verificar a sua presença na nossa costa, bastando para isso dar uma volta pelas praias. Em estado vivo é avistado muitas vezes no mar a mergulhar como um torpedo. Talvez uma das mais magnificas aves que aparecem em Peniche.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Inquisição em Peniche.

(Imagem sem correspondência com o texto)

A Inquisição surgiu em Peniche tal como em todo o território nacional e provincias ultramarinas corria o ano de 1536. O tribunal do santo ofício julgava as pessoas com base em denúnicas muitas vezes caluniosas ou quando interessava à Igreja as posses de determinado indivíduo. A inquisição não executou nem torturou somente com base na fé, mas sim para confiscar os bens e financiar as suas expedições no novo mundo ou muitas vezes para chamar a si o poder.

Em 1541, Beatriz Borges, residente na Ribeira de Peniche, casada com Henrique Gomes é acusada de bruxaria e feitiçaria.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Capela de N.ª Sr.ª da Victoria.

(Capela de N.ª Sr.ª da Victória - Cabo Carvoeiro)

Capela que existiu no Cabo Carvoeiro dedicada a N.ª Sr.ª da Victória e onde iam antigamente os cirios e devotos, principalmente marítimos da zona que iam levar as suas oferendas à virgem que invocavam quando se encontravam no meio das tormentas provocadas pelo mar.



domingo, 4 de março de 2012

Naufrágio em Peniche.


Sexta-feira, 02 de Março, entre as 14.00 e as 15.00 horas, a embarcação Moisés com registo de Peniche afunda-se frente a Paimogo. O seu unico tripulante foi recolhido por outra embarcação de pesca. Após o naufrágio foi possivel içar a embarcação até à tona de água e rebocar a embarcação até ao Porto de Peniche.

Baleias em Peniche.


Sir William Monson nas suas aventuras na zona de Peniche refere que após ter sido feito prisioneiro na zona das Berlengas, a embarcação onde foi colocado teve um episódio que decidiu mencionar. Encontravam-se a navegar quando um estrondo se deu, pensando de imediato que tinham chocado contra uma rocha submersa. A situação afinal era muito estranha visto não avistarem qualquer tipo de rocha e junto à linha de água avistarem um vermelho sangue. Afinal tinham embatido contra uma baleia que se encontrava submersa.