quinta-feira, 31 de maio de 2012

Socorro de embarcação de pesca.


Ontem por volta da hora de almoço a embarcação "Oasis" registada na Capitania de Peniche pediu colaboração devido a entrada de água no casco. Após contactada a Polícia Marítima, o salva-vidas saiu para a sua localização tendo acompanhado a embarcação alagada até ao Porto de Peniche. Não houve vitimas a registar, havendo apenas danos resultantes da entrada de água.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Serra D´el Rei.


Em publicação de 1873 saia a seguinte noticia. Esta senhora tinha 11 anos aquando do naufrágio do São Pedro de Alcântara.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Queda no Molhe Leste

(Molhe Leste)

No dia 18 deste mês um pescador decidiu ir para a pesca com um amigo para o molhe leste do Porto de Peniche. Mas a pescaria não decorreu como pretendia, pois ao percorrer o molhe caiu para o lado sul do mesmo. De imediato compareceram os bombeiros de Peniche e a Policia Marítima, tendo o pescador sido transportado para o Hospital das Caldas da Rainha supostamente com um membro fraturado.
Bela pescaria...

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Naufrágio do "Frederica Sophia" na Nazaré.

(Sem correspondência com o texto)

No dia 20 de Outubro de 1826 o navio "Frederica Sophia" naufragou na Nazaré. Comandado por Wendell partiu de Torravieja e tinha como destino Gothenburg conseguindo salvar-se toda a tripulação. Posteriormente foram os mesmos transportados para Lisboa.

sábado, 19 de maio de 2012

Morte de Indonésio no Porto de Peniche.

(Navio de pesca espanhol "Pedra da Grelo")

Na madrugada de ontem um pescador indonésio pertencente a uma embarcação espanhola que usualmente pratica o Porto de Peniche caiu à água entre a embarcação e o cais, tendo resultado o seu falecimento. Foram iniciadas buscas pela Polícia Marítima resultando a sua descoberta no mesmo dia.

Após uma noite na queima-da-fitas do Instituto Politécnico de Leiria - Polo de Peniche, um grupo de marítimos indonésios saiu da festa, promovida pelos estudantes, para a embarcação onde residem quando estão em território nacional. Possivelmente o álcool ingerido nesse local foi a causa do acidente.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Mergulhador desaparecido no SS "DAGO".

(Chegada após a descoberta do mergulhador)

Foi encontrado o mergulhador desaparecido em 25 de Julho de 2009 nos destroços do navio inglês "DAGO". Este navio encontra-se a cerca de 5 milhas náuticas do Cabo Carvoeiro numa profundidade de 50 metros. Durante três dias a Marinha em colaboração com a Polícia Marítima procederam a buscas no local após alerta de um mergulhador civil.

O navio "DAGO" de 3.300 toneladas foi afundado na II Guerra Mundial (15.03.1942) por um bombardeiro alemão quando navegava junto a Peniche com 37 pessoas a bordo. O navio foi atingido por 3 bombas largadas de um Focke-Wulf Fw 200 Condor Nazi, tendo 4 pessoas ficado em estado grave, mas sendo todas resgatadas com vida.

Este mesmo bombardeiro atacou ainda mais dois navios mercantes e uma corveta inglesa.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Semirigido resgatado por ISN e Policia Maritima.


Três amigos andavam na caça submarina e fundearam frente à aberta da Lagoa de Óbidos pouco antes da hora de almoço do dia 13 de Maio. Uma onda de maiores dimensões acabou por virar a embarcação que se encontrava sem ninguém a bordo. De imediato deslocou-se para o local o salva-vidas de Peniche após a Polícia Maritima ter tido conhecimento do ocorrido.

Não houve vitimas do sinistro, tendo a embarcação e os três praticantes da caça submarina sido transportados para o Porto de Peniche.

Por vezes surgem perto da costa ondas de maiores dimensões que proporcionam acidentes impensáveis. Quando navegar junto à orla costeira redobre a atenção.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Arrojo de cachalote em Santa Cruz de Torres Vedras.

(Cachalote na Praia da Varandinha)

Em 11 de Agosto de 2008 deu à costa na Praia da Varandinha em Santa Cruz de Torres Vedras um cachalote que ainda apresentava sinais de vida. Acabou por morrer naquele local.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Inquisição.

(Lisboa - Mercado da Ribeira)

Mais uma vez a igreja católica chama a si uma vitima, desta vez Diogo Mendes, 40 anos de idade, escrivão de pescado na ribeira de Lisboa, natural de Peniche, corria o ano de 1599. Filho de Afonso Mendes, cristão-novo, mercador, rendeiro e feitor de D. Luis de Ataíde e de Catarina Machado, também ela cristã-nova. Diogo Mendes era casado com Isabel Marques tendo sido acusado de Judaismo, sendo-lhe confiscado todos os seus bens, preso e obrigado a utilizar um hábito até morrer.

Belos tempos estes para a maior e mais antiga multinacional que existe neste planeta, a igreja católica!!!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

As Galhetas e as Gaivotas.

(Corvos Marinhos junto à Papoa)

Todos os dias avistamos nos nossos céus essas bonitas aves que são conhecidas por gaivotas. Embora sejam belas aves continuam a ser denominadas como uma espécie em superpopulação, tal como os homens. Basta vê-las por quase todos os telhados das casas para o verificar.

Embora seja um grande defensor da vida animal, pois afeta-me ver gaivotas em agonia por falta de alimentação, hoje assisti a uma situação que me entristeceu, embora saiba que é a natureza no seu esplendor. Uma gaivota juvenil encontrava-se a matar uma galheta (nome atribuído aos corvos marinhos em Peniche) na água, sem que eu pudesse auxiliar. Ao disponibilizarmos alimentação às gaivotas promovemos um desiquilíbrio na natureza, promovendo que esta espécie consiga singrar sobre todas as outras.