quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pescador morre a bordo de embarcação de Peniche.


Esta madrugada faleceu um pescador a bordo da embarcação "Patricio José" quando se encontrava em faina de pesca a cerca de 15 milhas náuticas do Porto de Peniche. O marítimo era de origem Cabo Verdiana mas já se encontrava em Peniche à alguns anos. Polícia Marítima de Peniche tomou conta da situação.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Naufrágios em Peniche.



Desde que me lembro que o tema dos naufrágios exerce sobre mim algo que não consigo explicar. Talvez por na infância ter sido sujeito a muitos filmes de piratas e navios em conjugação com a infãncia passada em Peniche que não deixa distânciar este pensamento sempre que obervo o mar. Muitos de nós devem ter na infância passado pelas brincadeiras de corsários e piratas, com as suas espadas e combates mas tendo como ingrediente principal a descoberta de tesouros escondidos em pequenas praias, grutas ou cavidades. Muitas horas de diversão proporcionaram estas ideias, que talvez ainda hoje não as tenha esquecido...

De alguns anos para cá tenho dedicado parte do meu tempo livre na prospeção de provas que possam complementar as histórias já documentadas sobre naufrágios e sinistros marítimos na zona de Peniche e com embarcações de Peniche, as quais espero poder um dia elaborar um documento com tudo o que já descobri e espero que consiga prepétuar na história de Peniche.

Até ao momento, entre registos a comprovar e documentados possuo 600 a 700 naufrágios e sinistros marítimos nesta costa.

Até 1700s - 17 registos
1700 a 1800 - 47 registos
1800 a 1900 - 117 registos
1900 a 1920 - 79 registos
1920 a 1940 - 82 registos
1940 a 1960 - 65 registos
1960 a 1980 - 75 registos
1980 a 2000 - 95 registos
2000 a 2012 - 48 registos

Este trabalho nunca estará finalizado e assim caso possuam algo sobre este tema, nomeadamente fotografias, objetos que pertençam a naufrágios que estejam na posse de familiares ou mesmo documentos, não deixem de me contactar.



domingo, 24 de junho de 2012

O pirata Barba Roxa.

(Barba Roxa)

Barba Roxa chegou a ser o Rei de Argel e de Tunes. Era filho de um renegado albânez e de uma viuva dum sacerdote grego e nasceu com o nome de Horrue, mas ficou mundialmente conhecido como o Barba Roxa.
A miséria fez com que abandonasse a ilha de Metelin e partiu para Constantinopla, onde se viu prisioneiro num escaler onde foi obrigado a servir, após um desentendimento entre cavaleiros de Rhodes e turcos. Como era ruivo todos o chamavam de barba roxa. Ao fim de dois anos desertou e alistou-se num bergatim corsário de Constantinopla, propriedade de dois irmãos. Após a morte de um deles tornou-se sócio e matou o outro enquanto este estava a dormir e largou o corpo no mar.
A partir deste momento começou a atacar tudo e todos conseguindo bastantes presas e presenteando o Rei de Tunes ganhou a sua simpatia.
Em Argel, quando esta se preparava para a guerra com os espanhois, matou na ceia o chefe dos argelinos e fez-se Rei sem oposição. Conquistou seguidamente Tunes e Tremecen.
Após possuir 3 coroas, voltou a Argel e chamou os 70 cavaleiros mais importantes da cidade e os mais abastados, matou-os, roubou-os e justificou a situação como uma limpeza de traidores.
Mas o rei de Tremecen pediu ajuda a D. Carlos e marchou com 300 espanhois contra o pirata usurpador, o qual em desepero fugiu secretamente levando consigo todas as riquezas, as quais após o localizarem as atirava fora para permitir a sua fuga, mas os espanhois não o deixaram de perseguir, conseguindo captura-lo. Mataram o barba roxa e levaram a cabeça para Oran. O pirata morreu no ano de 1518.


sábado, 23 de junho de 2012

Romanos na Península Iberica.

(Tumulo Romano)

Peniche tem vestigios do dominio deste povo que ocupou a Península Ibérica, assim como o resto do país. Este tumulo foi descoberto por um agricultor no ano de 1874, em Reguengos, distrito de Évora, tendo o comercializado por 50 libras. 

quinta-feira, 21 de junho de 2012

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A tradição do Bom Jesus do Carvalhal.


Muitos penicheiros tinham a tradição de visitar a igreja do Senhor Jesus do Carvalhal em grandes romarias que demoravam dois dias. Destes cirios constavam os do Ramalhal, Ermigueira, Maxial, Ribeira de Palheiros, Pêro Moniz, Cadaval, Atouguia da Baleia, Ferrel, Óbidos, Tornada e Bombarral, mas os mais antigos a realizar a romaria são os círios de Peniche e Torres Vedras.

Segundo consta, a imagem venerada foi encontrada na Atouguia da Baleia por um habitante do Carvalhal. Logo os habitantes de Peniche e Atouguia quiseram reclamar como sua a imagem, mas após um disputa foi dada razão ao achador que levou a mesma para a sua terra natal onde foi levantado um templo no local onde se encontrava uma ermida de S. Pedro. A ermida foi deixada no interior do templo até este último estar concluido sendo destruida após a conclusão deste.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Navios de Linha Portugueses.

(Navio de Linha)

Lista de navios de linha lançados no Arsenal de Marinha entre os anos de 1762 e 1841.

1762 - Martim de Freitas - 64 Peças
1763 - Conde Dom Henrique - 80 Peças
1764 - D. João de Castro - 64 Peças
1765 - Affonso d´Albuquerque - 64 Peças
1767 - S. Sebastião - 64 Peças
1768 - Principe Real - 110 Peças
1780 - Medusa - 74 Peças
1788 - D. Maria I - 74 Peças
1791 - Rainha - 74 Peças
1792 - Vasco da Gama - 74 Peças
1804 - Principe do Brasil - 74 Peças
1816 - D. João VI - 74 Peças
1841 - Vasco da Gama - 80 Peças

domingo, 10 de junho de 2012

Abalroamento em São Martinho do Porto.


Em abril de 1969, junto a São Martinho do Porto, a embarcação "Flôr de Peniche" pertencente a Peniche, abalroa uma chata da embarcação "Nova Maria Irene". Do sinistro vem a falecer um dos marítimos da chata, os quais não envergavam os coletes.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Paraíso.


Porquê ir tão longe, se ele está mesmo aqui...

Escavação Arqueologica.

(Praia do Rei Cortiço - Óbidos)

Na praia do Rei Cortiço encontra-se a decorrer uma escavação arqueológica promovida pela seção de Arqueologia da Universidade do Algarve em colaboração com um arqueólogo e equipa de origem norte-americana. Estes trabalhos têm como objectivo a localização de indícios que possam identificar a presença humana, neste litoral, na era neolítica. 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cristãos novos e a Inquisição.

(Sem correspondência com o texto)

Mais uma vez a Igreja Católica escolhe uma vitima de Peniche. Desta vez a escolhida é Isabel Mendes no ano de 1599, com 50 anos de idade, viuva, natural de Peniche, filha de Afonso Mendes e Catarina Machada. Isabel é acusada de judaismo sendo detida em 21 de Outubro de 1599. Após o auto de fé é expoliada de todos os seus bens, obrigada a renunciar ao judaismo, utilização de hábito e permanecer em cárcere.

Era mesmo fácil obter proveitos naquele altura, bastava escollher a vitima que mais interessava...

A Torre do Bugio.

(Torre do Bugio em publicação de 1873)

A Torre do Bugio ou Torre de S. Lourenço encontra-se situada à entrada do rio Tejo. A torre é uma fortaleza pertencente a um sistema defensivo da cidade de Lisboa, tendo começado a sua construção no reinado de S. Sebastião e sendo concluida aquando da tutela de Castela.

Diz a história que no reinado dos filipes, os padres com ideais nacionalistas eram para ali enviados e lançados dentro de sacos para as escarpas onde o mar rebentava.

Nos reinados de D. José e D. Miguel foi tranformada em prisão de estado, sendo enviados todos os que se opunham aos reis.

No final do século XIX a sua guarnição era constituida por alguns veteranos de guerra e um pequeno destacamento de artilharia.


sábado, 2 de junho de 2012

Baleia Piloto em Porto Dinheiro.



No dia 1 de Abril de 2004 dá à costa na Praia de Porto Dinheiro uma baleia piloto com 2,65 metros de comprimento com sinais de vida. De imediato foram realizadas tentativas para a devolver ao mar, com a colaboração das autoridades maritimas e da população que entretanto ali ocorreu. As tentativas não tiveram sucesso e foi efetuado o seu transporte para uma unidade de cuidados de animais marinhos. Mas durante a viagem o cetáceo acabou por não aguentar.