domingo, 28 de outubro de 2012

Miss Praia de Peniche





Em Agosto de 1972 realizou-se na Associação de Educação Fisica e Recreativa Penichense um concurso para a eleição da Miss Praia de 1972, quem terá sido a beldade eleita???


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Rip Curl Pro Portugal 2012

 
Acabou mais um Rip Curl em Peniche. Fomos visitados por inúmeros portugueses e estrangeiros e vistos por milhões em todo o mundo, podemos juntar todas as promoções, publicidades, programas na televisão nacional, triatlos, corridas das fogueiras e afins e multiplicar por 10 e temos a certeza que a palavra Peniche nunca teve tanta repercussão como tem tido sempre que o campeonato se realiza na nossa cidade.
 
Os “Velhos do Restelo” e políticos de ocasião criticam tudo e todos devido aos gastos envolvidos neste evento que segundo dizem não traz nada à nossa cidade. Espero com estas palavras poder tentar mudar a opinião. Não podemos ver o campeonato do mundo apenas como um evento do dia X ao dia Y. Certamente o retorno comercial não é equilibrado, mas o retorno a nível anual é muito maior e continuará a subir. Basta ver as nossas praias, não existe um dia que não esteja repleta de praticantes, seja inverno seja verão, as escolas de surf multiplicam-se como cogumelos, com as escolas as obras necessárias, a alimentação, a ocupação dos espaços, animação noturna, etc. Façam as contas dos empregos diretos e indiretos que este desporto está a criar ao contrário de outros desportos em que se investiu ano após ano e nada, existem escolas de triatlo? Maratona? De futebol vêm para cá jogar e ocupar hotéis e Chambres? Ou alguma atividade que a câmara tenha apoiado e fixado na nossa cidade? Nada…
 
Existem muitos praticantes que não interessam a ninguém, mas também existem os mais abonados, a palavra Peniche anda na boca do mundo, quase todos os surfistas atualmente querem vir cá experimentar as nossas ondas, Peniche passou a ser a capital europeia do surf e uma das “Mecas” do Surf. Agora é desenvolver com ideias que possam ainda mais alicerçar este ideal e Peniche passar a ser uma cidade do surf, tal como Jeffreys Bay, Waikiki, Tamarindo, Buzius, Huntington,…

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Naufrágio em Viana do Castelo.

(Brigue)

Em 1859 ocorre um naufrágio junto a Viana do Castelo, o brigue inglês "Venerable" foi a pique com carga de ferro e carvão quando se encontrava em trânsito de Schields para Barcelona. Tripulação foi salva.

Naufrágio na Figueira da Foz.

(Rasca)
 
Em 1859 dois naufrágios ocorrem na barra da Figueira da Foz. Desta vez o infortúnio calhou à rasca "Gloria" que iniciava viagem para a cidade do Porto com carga de aguardente e ao cahique "Isabel" que levava sal para o porto de Peniche. Nos dois casos todos os tripulantes foram salvos.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Vandalos em Peniche.



 
Esta semana, mais uma vez, aconteceu o que ninguém espera que aconteça. Um automóvel foi furtado, utilizado e destruido. Desta vez, alguém que não tem um minimo de respeito para com todos nós lembrou-se de utilizar e depois destruir. O que é que esta personagem ou personagens merecem?? Eu sei e não é prisão, pois duvido que sejam apanhados, merecia ou mereciam suar ou sofrer na pele cada euro que aquele proprietário teve que trabalhar para o adquirir.
 
O automóvel foi encontrado na arriba, junto ao Forte da Luz, na Papoa.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Creoula nas Berlengas.

(Praia da Fortaleza - Berlenga)
 
O veleiro "Creoula" da Marinha de Guerra Portuguesa esteve durante quinze dias no arquipélago das Berlengas tendo como missão a observação da fauna e flora marinha.
 
Com a missão composta por cerca de 80 pessoas composta por mergulhadores, investigadores e estudantes universitários o resultado da missão não podia ter mais exito, pelo que será marcada uma nova missão para o local.
 
Foram descobertas cinco novas espécies para a ciência.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pesca lúdica - Douradas.


O Porto de Peniche atualmente é uma maternidade. Não é preciso muito tempo para quem observa a água, encontrar douradas, carapaus, safias, salemas, robalos, etc., todos eles de pequeno tamanho. A abundância de peixe que cai das embarcações quando em descarga proporciona uma fonte elevada de alimentação e juntando a proibição de pescar no interior do porto veio proporcionar o crescimento destes juvenis e assim ajudar a proliferar as espécies nas imediações.
 

Mas nem todos os pescadores lúdicos têm a dignidade de deixar crescer para reproduzir e assim apanhar mais e maior. Não é muito difícil ver de vez em quando uns "anormais" a pescar para o interior do porto. O que apanham? Todos os peixes que estão acima referidos e na sua quase totalidade sem tamanho. Muitos deles excedem pouco dos 10 centímetros, tal como estas douradas com tamanho médio de 15 centímetros. A dourada tem que ter pelo menos 19 centímetros de comprimento e o robalo 36. Estes tamanhos mínimos são definidos pelos biólogos, pois apenas com estes tamanhos o peixe se reproduz. É fácil fazer contas, se eles não chegam a este tamanho não se reproduzem, logo o peixe desaparece.
 
 
Mas a Polícia Marítima tem intervindo nesta questão, já tendo aplicado coimas a alguns "inergumeros" que nunca são abaixo dos 250 euros.