quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Convento de São Bernardino

(Praia de São Bernardino alguns anos atrás)
 
Numa descrição de 1893 refere que o convento de São Bernardino possuía um pinhal que partia do convento até à costa. Na capela jaziam os restos mortais de Frei João de Ataíde, Dona Joana de Távora, condessa da Atouguia e esposa de D. Luís de Ataíde, filha de Luís Álvares de Távora e Filipa de Vilhena, sepultada em 1570, assim como duas filhas de D. Luís de Ataíde. Junto do cruzeiro de São Bernardino foi enterrado D. Jaime d´Eça.
 
Os condes da Atouguia foram durante muitos anos protetores deste Convento, mas D. Luís de Ataíde fundou em Peniche, no mesmo ano da morte da esposa, o Convento do Bom Jesus.
 
Pedaços de história de Peniche.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Mouros em Peniche.

 
 
 
Em 10 de Outubro de 1677 o convento de S. Bernardino é alvo de assalto por uma guarnição moura que havia fundeado frente daquela localidade.
 
Achavam-se no convento um grupo de sapateiros que ali se haviam deslocado para fazer calçado para os monges. Levantando-se de madrugada, lembraram-se de ir à cerca e mal haviam aberto a porta viram-se rodeados de mouros que sorrateiramente ali tinham desembarcado. Foram feridos e agarrados tentando os piratas transporta-los para as embarcações. Mas durante o combate o mestre sapateiro gritou pelos frades para que os acudissem. Os frades julgando que os artífices se tinham envolvido em zaragata, encontrando-se um dos frades a rezar na varanda pediu as chaves da porta que do claustro dava para a divisão dos sapateiros para os apaziguar, mas ao abrir a porta um mouro vibrou a sua espada contra a sua imagem tendo o frade movimentado-se evitando uma morte certa, ficando apenas com o capuz cortado. Como o mouro lhe tapava a fuga pela porta que abrira, fugiu conseguindo esconder-se por baixo de umas parreiras, conseguindo passar despercebido aos muitos mouros que por ali andavam. Ao verificar que se encontrava só ocorreu ao Lugar da Estrada para chamar a população, pois ao deixar a porta aberta do claustro com certeza que os restantes frades se deveriam encontrar todos mortos. Os restantes frades ao aperceberem-se que o convento havia sido invadido por infiéis, fecharam-se nos dormitórios e picaram o sino a rebate. No interior dos dormitórios fingiram ser soldados e através de palavras de ordem militar e muito barulho, conseguiram iludir os mouros que desmobilizaram e fugiram. Tudo isto aconteceu porque os mouros em número de 40 apenas queriam roubar e não realizar uma batalha, tendo fugido nas duas lanchas que tinham na margem de S. Bernardino. Ao rebate dos sinos, ocorreu muita gente da localidade ali próxima, mas apenas quando os mouros já se faziam à vela, desculpando-se que não tinham entendido o toque dos sinos e que o medo os impediu de mostrar a sua força.
Da invasão resultou na destruição de muitas imagens assim como a recolha de uvas e outros legumes que se encontravam na horta. De toda esta ação ficou apenas como recordação um barrete que um dos mouros deixou para trás.
 
Digno de um filme caso tivessemos uma verdadeira indústria cinematográfica...

sábado, 26 de janeiro de 2013

Bacalhau em Peniche.

(Imagem publicada na Voz do Mar)
 
No dia 26 de Julho de 1959 é apanhado nas águas de Peniche, no aparelho da lancha a motor "Praia de Peniche", arrais José Mestre Vasco, um bacalhau com 8 quilos. Da venda resultou 93$00.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Naufrágio na Torreira

 
Em setembro de 1879 dá-se mais um naufrágio na costa portuguesa. Na Torreira uma companha parte para o mar mas um dos remos quebra ficando a embarcação à mercê das vagas. Uma das ondas de maiores dimensões encheu de água a embarcação tendo esta conseguido chegar à praia mas não sem antes roubar a vida a um elemento da tripulação, casado e com filhos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Por falar em temporal...

(Fotografia de L.C.Peixoto)
 
Temporal em 1931. Fotografia tirada na Avenida do Mar onde se vêm pescadores na varanda onde hoje se encontra um restaurante. Naquela altura não havia porto como hoje o conhecemos e o mar entrava pela avenida.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

domingo, 20 de janeiro de 2013

Barra do Porto de Peniche Fechada.

(Mastro de Sinais)
 
O temporal passado que assolou o nosso país também fechou a barra do Porto de Peniche. Esteve fechada a toda a navegação desde Sábado a Domingo de madrugada.
 
Mas poucos de nós sabemos decifrar quando isto acontece pois apenas aos homens do mar é exigida esta formação. Mas em anos antigos, quando não havia internet, televisões e companhia era naquele local que os penicheiros tomavam conhecimento das previsões meteorológicas. Na cidadela localizada no revelim, junto ao Instituto de Socorros a Náufragos, encontra-se um mastro de sinais onde são içados balões com diversos formatos e ligadas luzes que determinam as previsões emitidas pelas autoridades marítimas. Neste caso o balão com formato em cruz tem como indicação informar os homens do mar que a barra se encontra fechada não podendo haver qualquer entrada ou saída de embarcações. O fecho de barra é emitido quando a entrada do porto não oferece condições de segurança. Em caso de desobediência a esta ordem os mestres das embarcações arriscam elevadas coimas.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Embarcação no fundo do Porto de Peniche.

 
No domingo passado foi ao fundo a embarcação de pesca "LABUTINHA" quando se encontrava atracada num dos passadiços do Porto de Peniche. Desconhece-se as causas do sucedido.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cadáver em Valmitão.

(Praia de Valmitão - Ribamar)
 
Este fim de semana deu à costa um cadáver de homem entre os 40 e 50 anos, na praia de Valmitão, em Ribamar. Segundo consta o mesmo pode ser um indivíduo que se atirou da Ponte 25 de Abrill após ter parado o seu automóvel no tabuleiro da ponte.
 
A Polícia Marítima de Peniche tomou conta da ocorrência tendo o mesmo sido posteriormente transportado para a morgue do Hospital de Torres Vedras.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Foca Cinzenta no Pico da Mota.



Este fim de semana apareceu na praia do pico da mota uma foca cinzenta viva. Após a Polícia Marítima contactar o Instituto de Conservação da Natureza foi a mesma levada para engorda e futura entrega novamente à natureza.
 
Quando encontrar uma foca não se aproxime, pois com aquele ar de boneco de peluche, está um animal selvagem que morde e pode se encontrar doente. Chame as autoridades e evite que alguém se aproxime.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Estação Semafórica do Cabo Carvoeiro.

 
Peniche sempre foi um lugar de extrema importância para a navegação marítima. A navegação mundial utilizava a estação do Cabo Carvoeiro para dar notícias, acontecimentos ou mesmo indicar às companhias que estavam a passar naquela localização.
 
De muitas noticias que passaram pelo Cabo Carvoeiro, uma delas com data de 7 de Janeiro de 1899, emitida pelo navio britânico "LOCH ETIVE", informava que havia recolhido quatro náufragos do navio "WOOLER", comandante Colo, que naufragara no dia 30 de Dezembro em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, desconhecendo-se o paradeiro dos restantes tripulantes.
 
O navio "WOOLER" era uma escuna em metal construída em West Hartlepool (Inglaterra) em 1891 com 2.400 toneladas, 89 metros de comprimento, propriedade da companhia "Steel, Young & CO" de Londres.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013