quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Embarcações típicas de Peniche - Caíque

Caíque de Peniche - P.Netto - Baldaque da Silva
 
 
Em 1891 são descritas as várias embarcações de Peniche. Uma delas é o caíque utilizado nas nossas águas do qual é feita a seguinte descrição:
 
"O modelo do barco do alto de Peniche, denominado barco da sacada é semelhante ao caíque, mas de construção mais singela. O caíque de Peniche apresenta um convés corrido, com quatro escotinhas de serventia; a de vante, por ante a ré do mastro do traquete; a escotilha grande, por vante do mastro de ré, e entre este e a popa, duas, sendo a última em forma de gaíuta. O casco é muito elegante, a roda da proa recolhe um pouco acima, a popa é fechada, o leme é manobrado por cana, pode apresentar três remos, um por bombordo e dois por estibordo, possui à proa um gaviete para manobrar a rede. O mastro situado muito à frente, é inclinado neste sentido, cerca de 15º, e aparelha com um grande bastardo, o da ré, muito distante do primeiro, inclina ligeiramente para a popa, e sustenta um outro bastardo; as vegas das duas velas içam por bordos opostos em cada mastro, tanto para navegação à bolina, como para um largo ou à popa, preparando em cruz."
 
A tripulação era composta entre os doze e os catorze marítimos.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Monstros Marinhos

A Grande Serpente Marinha por Hans Egede. (Ilustração de 1734)
 
O mar sempre foi tema de monstros e lendas. Em 1848 foi comunicada uma descrição feita pela tripulação da fragata holandesa "Bocdalus" quando se encontrava entre o Cabo da Boa Esperança e a ilha de Santa Helena: Uma serpente marinha encontrou-se mais de vinte minutos à superfície junto à embarcação. A cabeça elevava-se mais de um metro acima da linha de água, o corpo tinha cerca de 18 metros, calcula-se que consiga deslocar-se a quinze milhas por hora. A cabeça e pescoço tinham cerca de 40 cêntimetros de diâmetro e a queixada guarnecida de fortes dentes ofereciam fortes capacidades de engolir um homem inteiro.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O Cão da Terra Nova

 
No século XIX apregoava-se as qualidades deste cães que sempre acompanharam muitas comunidades de pescadores. O cão da Terra Nova está sempre pronto para salvar seja em terra seja no mar. Das muitas histórias desta raça consta que era utilizado para puxar trenós cheios de madeira e nunca descansando enquanto não via o trabalho terminado ou a bordo de navios lançando-se à água quando alguém caía de bordo.
Consta ainda que na Inglaterra do século XIX um cão desta raça era possuidor de inúmeras medalhas devido ao salvamento de grande número de pessoas.
 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pesca em Peniche no ano de 1969

 
(Lota antiga - Lagostas)
 
No ano de 1969 havia em atividade no porto de Peniche 380 embarcações de pesca. Destas, 14 possuiam entre as 51 e as 100 toneladas de arqueação, 50 possuiam motores com potências entre os 201 e os 500 cavalos.
 
Relativamente aos pescadores, o porto de Peniche registava um total de 4771 pescadores inscritos, dos quais 2843 faziam-se ao mar regularmente.


Capitulo Perfeito 2013


 
Com duração de apenas um dia realizou-se hoje na praia dos Super-Tubos em Peniche o campeonato de surf "Capitulo Perfeito". Ondulação que poderia ter ajudado mais, não deixou de mostrar o porquê do nome "Super-Tubos", tendo como vencedor o alemão Nicolau Von Rupp.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

De que ano é esta foto?

 
 
Desafio
 
Muitas fotos de Peniche existem na internet, fotos pessoais, retiradas de livros e publicações. Mas em muitas delas falta identificar o ano em que foram realizadas, assim lanço o desafio para identificar o ano certo ou lá perto, pois tal como eu muitos de nós acabamos por não conseguir deslindar.
 
Com base nos poucos conhecimentos que tenho aponto para o espaço temporal 1889 - 1937, porque já existe a muralha do porto de revéz e ainda não foi construido o molhe oeste. Tenho a certeza que haverá alguém que saiba o ano certo ou mesmo encurtar o espaço temporal
 
Quem quizer ajudar pode mesmo escrever nos comentários ou envial mail. (penicheblog@gmail.com)
 
Resposta - 1937 (Segundo parece vê-se o inicio de obras para o molhe oeste)


sábado, 16 de fevereiro de 2013

Naufrágio na Ericeira

(Sem correspondência com o texto)
 
Em Janeiro de 1881 dá-se um sinistro marítimo à entrada da Ericeira. Uma embarcação tripulada por dez homens sofre um naufrágio morrendo três tripulantes, três conseguem chegar a terra a nado e os restantes ficam agarrados ao casco da embarcação. Dois marítimos residentes naquela localidade piscatória que muitas vezes acodem nestas situações, alcunhados de "coucos", conseguem salvar os restantes quatro.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Islamismo e a Inquisição.

 
Corria o ano de 1632 quando João Gonçalves, 24 anos de idade, residente em Peniche, com a profissão de criado, foi acusado pela Santa Fé da prática de Islamismo.
 
Peniche sempre teve várias religiões...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Construção Naval III

(Estaleiros da Gamboa / Camboa)
 
Construção Naval no ano de 1848 em diversos portos do país.
 
Fão - Hiate "Imprevisto"
Patacho - "Dois Irmãos"
 
Esposende - Rasca "Correio de Viana"
Hiate "Oliveira III"
 
Vila do Conde - Hiate "Boa Fé"
"Rápido"
Barca "Linda Flor II"
 
Azurara - Hiate "Galarim"
"Heroísmo"
Escuna "Ligeira"
 
Póvoa do Varzim - Rasca "Senhora das Neves"
"Senhora do Pilar"
 
Aveiro - Hiate "Voador do Vouga"
 
Figueira da Foz - Hiate "Voador do Mondego"

Construção Naval II.

(Estaleiros Navais da Camboa / Gamboa)
 
Continuação das embarcações construídas em Portugal no ano de 1848:
 
Estaleiros do Porto (Praia do Oiro)
 
Palhabote "Ligeiro"
"União e Segredo"
"Alipede"
Barca "Sacramento"
"Lima"
Brigue "Pedro Grande"
"Encanto"
"Previsto"
"Andorinha"

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Construção Naval.

(Pescadores arranjando as redes na praia da Camboa / Gamboa no ano de 1919)
 
A construção naval sempre fez parte da história das povoações de pescadores. Dos estaleiros da região norte no ano de 1848 foram construidas muitas embarcações:
 
Porto (Vila Nova)
 
Brigues - "Marinho 2.º"
"Dois Amigos"
"Galgo"
"Roballo"
"Leonidas"
"Almirante de Cabo Verde"
"Inveja"
"Pressa"
Palhabote - "Segredo"

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Aviso a los Navegantes.

(Berlengas em 1897)
 
Em 1842 sai na imprensa espanhola o artigo que anuncia o início de funções do Farol da Berlenga, assim como a inatividade do Farol do Cabo Carvoeiro.
 
 
AVISO A LOS NAVEGANTES
 
Farol giratório en las costas de Portugal.
 
Acaba de estabelecerse un farol giratorio sobre la roca ilamada Gran Berlinga, en las costas de Portugal, desde el 15 de junio. Está elevado 365 pies ingleses sobre el nivel del mar, y se ve á la distancia de siete á ocho leguas. Hace una revolucion completa en tres minutos, y presenta una brilhante claridad seguida de un eclipse repentino.
La torre está situada à los 39º, 25´lat. N, y á los 9º, 31´de la long. de Greenwich.
Tambien se avisa á los navegantes que ha dejado de alumbrar el Faro de Peniche.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Naufrágio na Praia da Azurara.

(sem correspondência com o texto)
 
Comandado por Manuel Perez, o cachamarim "Vellador", iniciara viagem de Naya tendo como carga escama de sardinha para adubar terras. Na viagem acabou por naufragar na Praia da Azurara no ano de 1878, salvando-se toda a tripulação de 4 pessoas incluindo o capitão.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Choque entre Navios.

(Aviso 5 de Outubro)
 
Em 16 de Julho de 1932 o navio da Armada Portuguesa "5 de Outubro" sofre colisão com um navio russo devido a erro de manobra deste, quando se encontrava junto a Peniche, resultando alguns danos em ambos os navios. Não houve vítimas a lamentar.
 
O navio "5 de Outubro" serviu Portugal de 1901 a 1937, primeiro como iate real com o nome de "Amelia IV" sendo o navio que levou o último rei português para o exílio, com embarque na Ericeira e desembarque em Gibraltar, depois como navio de guerra e por fim como navio hidrográfico.
 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Encalhe do Arrastão Deneb

(Deneb)
 
Ontem cerca das 19.00 horas o arrastão "DENEB" registado em Aveiro embateu no molhe leste do Porto de Peniche, tudo indiciando que o motivo se deveu ao forte nevoeiro que se fazia sentir, assim como o tráfego de embarcações que levou o mestre a encostar-se em demasia ao referido molhe.
 
Por a embarcação e tripulação não se encontrar em perigo imediato os mesmos não alertaram as autoridades tendo esta tido conhecimento por outras vias. Após a constatação fez deslocar para o local o salva-vidas do Instituto de Socorros a Naufragos e devido à maré vazante fez toda a tripulação, compreendida por 7 marítimos, abandonar o navio para aguardar a enchente e posterior trabalhos tendo o desencalhe acontecido pelas 03.30 horas.
 
Esta embarcação embora esteja registada em Aveiro e seja propriedade de uma empresa aveirense costuma frequentar o porto de Peniche.

Derrocada em Peniche.

(Miradouro de Frei Rodrigo)
 
Alguns dias atrás o miradouro de Frei Rodrigo sofreu uma derrocada conforme é notório na fotografia, mas não é no topo da arriba que se vê a possibilidade de ocorrer uma derrocada da arriba, embora sejam poucos os metros que distam da estrada, o problema é analisar a sua base que se encontra toda escavada pela ação da força do mar. Sempre que vejo um pescador ou mirone junto ao muro arrepia-me que estejam naquele local como nada se passasse. Espero que nunca aconteça nenhuma tragédia, nem tenho conhecimentos suficientes que possam sustentar esta teoria, mas julgo que a estrada já devia ter sido alvo de deslocalização ou implementação de condicionalismos de trânsito, proibindo por exemplo a passagem de veículos pesados...
 
Algum tempo atrás junto aquele local, a cerca de 50 metros a norte ocorreu uma outra derrocada mas esta envolveu umas toneladas largas de pedra e terra.