quinta-feira, 28 de março de 2013

Tsunami, o que acontecerá em Peniche?


Isto aconteceu no Japão. O que aconteceria a Peniche em caso de Tsunami?
 
Não é muito difícil de prever, os bombeiros eram dos primeiros a ficar inoperacionais impossibilitando qualquer auxilio a quem necessitasse. Ainda hoje penso, quem foi o engenheiro que se lembrou de edificar o edifício dos bombeiros na cota zero, sabendo que qualquer intempérie colocará os soldados da paz fora de combate.

sábado, 23 de março de 2013

Pescadores Guerreiros.

Corsários franceses
 
No dia 03 de Julho de 1798, João Gonçalves natural de Olhão, mestre de um caíque saiu de Faro com peixe tendo como destino o porto de Lisboa.
 
Durante a viagem avistou um iate, ao largo do Cabo de Santa Maria, com bandeira portuguesa. Estranhando o facto colocou-se a bordo de uma lancha acompanhado pelos seus pescadores armados até aos dentes e abordou o iate, do qual não houve qualquer resistência por parte de quatro franceses e dois portugueses que se encontravam a bordo.
 
Apossou-se do navio e rebocou-o para Lisboa, visto o mesmo ter sido apresado por um corsário francês junto à Berlenga Grande, quando fazia viagem de Viana do Castelo para Lisboa com carga de madeira.
 

domingo, 10 de março de 2013

Apanha da Navalheira em Peniche.

Navalheira (Necora puber)
 
É muito usual na nossa costa a apanha da navalheira por parte dos locais de Peniche. Usualmente utilizam a negaça o que impõe o porte de licença de pesca lúdica.
 
Mas a apanha da navalheira tem regras que importa respeitar. Para além da necessidade de licenciamento, a apanha da navalheira tem entre outros condicionalismos, os seguintes:
 
. Não pode ser capturada de 15 de fevereiro a 15 de Junho;
. Quando se encontrem ovadas, devem ser imediatamente devolvidas ao meio natural;
. A triagem e devolução à água deve ser feita no local;
. Não pode ser vendida;
. Máximo de 2 Kgs;
. Tamanho mínimo da carapaça- 5 cm;
 
Existem outros condicionalismos, tal como locais da apanha, etc., que importa verificar antes de exercer esta atividade.
 
 

sexta-feira, 8 de março de 2013

Vapor Cintra naufraga na entrada da barra do Porto.

Porto em 1875
 
No dia 03 de Janeiro de 1873 dá-se mais um naufrágio na entrada da cidade do Porto. Desta vez o vapor "Cintra" que havia partido de Londres encalha num banco de areia do cabedelo não havendo vidas a lamentar. Toda a carga de carvão é desembarcada, num valor calculado de 100 contos e começa o desmantelamento para tentativa de reboque. Após 14 dias de trabalhos e com ajuda de Henry William Lloyd, ex-comandante do "Cintra" que veio de Londres, o desencalhe é realizado. São lançados foguetes para comemorar o êxito da missão.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Peixe nunca visto.

 
Em 22 de Abril de 1575 peniche ficou marcada na história. Um estranho peixe morto deu nesta costa tendo alarmado toda a população e mesmo o mundo pois a notícia passou por muitos locais longiquos.
 
"A 22 de Abril de 1575 lançou à praia de Peniche um peixe morto, de forma nunca vista: tinha 40 covados de cumprido; o couro pelo lombo era preto, e pela barriga branco, e nella tinha a boca; de altura tinha 15 palmos, a cabeça levantava 4 covados em alto; os olhos com um de roda, e cada orelha de oito: tinha 16 dentes de cada banda, cada um de meio covado em redondo; de um dente a outro um palmo de distância. Nem antes nem depois houve notícia de que se visse no mar outro peixe semelhante"
 
Que peixe seria este? Quatro covados corresponde a 1,8 metros, logo o dito peixe teria cerca de 18 metros de comprimento, para não falar do resto do peixe...


quarta-feira, 6 de março de 2013

Revolta da Armada Brasileira em Peniche

Peniche em 1894 - vapor "Angola"
 
Em 1891 o Brasil sofria uma forte crise institucional e financeira promovendo uma revolta na Marinha Brasileira. A consequência foi a demissão do então presidente da republica.
Mas Peniche vê-se envolvido com a segunda revolta da Armada que aconteceu em 1893, mais uma vez a armada revolta-se desta vez pelo pequeno prestigio da Marinha em relação ao Exército Brasileiro. Mas a revolta não correu como o esperado e em Março de 1894 a rebelião foi eliminada.
 
Peniche entra então na história brasileira, os rebeldes que não ficaram em terras brasileiras são transportadas para Portugal em número de 148, entre eles alguns portugueses, a bordo do vapor "Pedro III". O grupo era constituído por diversos militares da marinha e guarda nacional.
 
No dia 02 de Junho a bordo do vapor "Angola" são dirigidos para Peniche, exceptuando os oficiais que foram para Elvas devido à falta de condições em Peniche para acolhê-los.
 
Mais uma vez Peniche é utilizado para instalar grupos de pessoas que estão deslocalizadas das suas terras e tradições.
 
Também, mais uma vez, o museu de Peniche não possui qualquer referência a este episódio (presumo eu). Com um pouco de estudo e trabalho teríamos o melhor museu nacional do mar.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Embarcações Típicas de Peniche - Batel de Pesca Costeira

Batel de Pesca Costeira de Peniche - P.Netto - Baldaque da Silva
 
O batel de pesca costeira costeira tradicional das águas de Peniche possuia umas tábuas formando uma borda falsa e aparelhava com um mastro e vela latina. A lotação era composta por 4 a 8 homens.
 
As embarcações denominadas batelinhos eram utilizados pelos pescadores mais pobres de Peniche que se dedicavam à apanha de cavala e sarda entre Peniche e a Berlenga.