sexta-feira, 21 de junho de 2013

A história dos escuteiros e a sua ligação a Peniche.

 
O mundo é pequeno e a sua história está toda interligada. A guerra anglo-boer, que ocorreu entre os ocupantes do sul de África, na sua maioria agricultores, e a super-potência Inglaterra fez com que Peniche recebesse refugiados boers em Março de 1901. Permaneceram cá pouco tempo, mas o suficiente para os penicheiros registarem o seu modo de vida. Durante esta guerra muitos boers foram mortos e torturados devido ao poderio inglês.
 
 Sendo Baden Powell um dos muitos oficiais ingleses presentes nessa guerra e com base nas experiências de guerra, com a utilização de miudos em algumas tarefas militares básicas, algum tempo depois fundou o escutismo.
 
Atualmente Peniche não tem os boers que foram recebidos efusivamente pelo povo português, mas tem os ensinamentos desenvolvidos por Baden Powell com a presença de dois agrupamentos de escuteiros.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Boers em Peniche.

 
No século XVII muitos holandeses e franceses se deslocam para o sul de África, ocupando e escravizando os povos daquela extremidade africana. No fim do século XVIII os ingleses tomam posse da África do Sul, local já ocupado por este povo que se denominavam "Boers". A guerra não demorou a fazer-se sentir. Assim entre 1899 e 1902 decorreu a II guerra anglo-boer, onde os ingleses melhor equipados acabam por conseguir ganhar apoiados por cerca de 500 mil homens bem armados contra agricultores (boers queria dizer agricultores) mal equipados.
 
Boers com espingardas de tiro único
(delagoabayword.wordpress.com)
 
Os ingleses queimam quintas e reduzem a escombros todas as habitações, colocando em campos de concentração os prisioneiros. Um terço da população boer é dizimada em combate, doenças e torturas. Muitos dos boers acabam por fugir para Moçambique. A sua ligação a Peniche começa aí. Os ingleses com medo que se organizassem para contra-atacar exigem ao governo português uma solução. A solução foi transportar os boers para Portugal em navio portugueses. Na sua chegada a Portugal são tratados como heróis.
Em Março de 1901 são transportados para Peniche 380 homens que são colocados em habitações na Rua Infantaria 13 e Travessa do Baluarte da Misericórdia. São colocados outros grupos nas Caldas da Rainha, Alcobaça entre outros locais.
 
Boers no jardim de Peniche
 
Os boers eram prisioneiros de guerra, mas podiam deslocar-se para onde quizessem tendo apenas que se apresentar duas vezes por dia aos seus guardas. Alguns acabam por falecer e jazem no cemitério de Peniche
 
Quantas pequenas tradições, dizeres ou mesmo descendência deve ter deixado este povo nas gentes de Peniche... talvez o nosso grande museu tenha essas informações...

domingo, 16 de junho de 2013

Viveiros de Lagosta em 1968.

(Lota de Peniche)
 
Peniche e arredores viviam intensamente da lagosta. Quarenta e um viveiros encontravam-se registados nesse ano. Desses viveiros destacavam-se os viveiros dos cortiçais, filipe, teresinha, camaroa, marinho e maria goreti pelo tamanho dos seus viveiros. Como concessões mais antigas havia os viveiros do baleal, s. joaquim, senhora dos remédios, senhora do calvário e papoa, todos a funcionar desde a década dos anos 30. Relativamente ao número de lagostas e lavagantes os cortiçais destacavam-se de todos os outros com mais de 16.000 lagostas, seguido do baleal e camaroa com cerca de 7.000 lagostas.
 
O preço médio de venda deste marisco andava na ordem dos 120 escudos, mas nos viveiros de ana isabel, aventureiro, mário jorge e filipe terceiro chegavam aos 170 escudos.
 
Todos estes números se baseiam em registos oficiais não contemplando a possível diferença entre oficial e não oficial.


Revolução republicana espanhola.

(Transporte África em 1887)
 
No ano de 1883 dá-se uma tentativa de revolução republicana em Espanha. Peniche vê-se mais uma vez envolvido neste acontecimento. Desta vez a fortaleza de Peniche recebe um grupo de espanhois republicanos no dia 11 de Agosto de 1883, que foram transportados pelo transporte África.
 
Será que o museu de Peniche tem alguma referência de todos os grupos internados na nossa praça forte? Ou apenas se preocupa com os políticos pós 25 de Abril? Sim, aqueles que comeram e continuam a comer o povo português.

sábado, 15 de junho de 2013

Penthouse realiza sessão fotográfica em Peniche.



Peniche recebeu hoje uma sessão fotográfica inédita. A publicação "Penthouse" realizou uma sessão tendo como tema o surf. A capital europeia do surf começa assim a dar resultados chamando não só os especialistas neste desporto.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Rip Curl Peniche 2013

 


Não tendo o nível nem a máquina de marketing do campeonato do mundo, realizou-se este fim de semana a primeira etapa do Rip Curl Peniche 2013 (como deveria chamar-se a etapa do campeonato do mundo), circuito de surf e bodyboard do Península de Peniche Surf Clube. As ondas não ajudaram tendo o domingo sido realizado no Pico da Mota e espectadores nem vê-los.
 
Talvez a culpa não seja somente da entidade promotora, estamos a falar dum clube local e todos nós sabemos que os eventos locais não aparecem na televisão. Sei que todos temos ideias, umas melhores outras piores, mas sabendo o potencial de Peniche, o número elevado de campeonatos dos vários desportos que elegem Peniche como o local para a sua realização, proponho a instalação de um painel informativo na rotunda dos super-tubos ou da santa informando todos os visitantes dos eventos que se estão a realizar ou irão realizar na nossa cidade. Existem tantos placards com publicidade porque não um que promova os acontecimentos em Peniche...

sábado, 8 de junho de 2013

Doenças de Peniche em 1817.

(Publicação de 1897)
 
Fernando Antonio Cardoso era cirurgião em Peniche no ano de 1817.  Nesse mesmo ano escreve um artigo sobre uma doença, a paranicia ou paroníquia. Segundo os seus relatos os penicheiros eram muito afetados por esta doença que era compreendida por uma infeção nos dedos. A infeção destruia os tendões e falanges dos dedos, sendo tratada na altura com compressas de miolo de pão em água fervida e outras substâncias.
 
Segundo o mesmo cirurgião esta doença atacava quem mexia muito com água, alimentava-se mal e possuía uma enorme falta de higiene, o que acontecia muito em Peniche naqueles tempos.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Afogado no Porto de Peniche.


Ontem ao fim da tarde foi avistado a boiar à superfície um corpo junto ao passadiço n.º 3, junto à lota do porto de Peniche. Um indivíduo na casa dos 50 anos foi recolhido pela Polícia Marítima e posteriormente transportado para o Gabinete Médico Legal de Torres Vedras. Segundo informações era natural da Atouguia da Baleia e residia em Peniche.

Viagem num Quebra-Gelo.

 
Video espectacular!!!