domingo, 29 de setembro de 2013

Querem mais uma vez enganar o povo.

 
Mais uma facada vai ser dada para enganar a população portuguesa. Após tantos anos em que os partidos políticos não fizeram cumprir a legislação portuguesa, nomeadamente a falta de igualdade entre as candidaturas concorrentes, encontram-se a decidir a alteração desta igualdade de oportunidades.
 
A Comissão Nacional de Eleições fez valer o que à muitos anos devia ter sido feito. Todos nós sabemos a influência que os jornalistas (televisão) têm sobre a população, conseguindo mostrar apenas aquilo que lhes interessa, pois uma notícia tem várias verdades. Pela primeira vez vi que muitas cidades tinham mais que os 5 candidatos dos conhecidos partidos, isto sim foi igualdade de oportunidades entre cidadãos.
 
Mas "ai jesus" os candidatos do PSD e PS (os partidos que estiveram no poder e nos ofereceram 3 troikas) tiveram o mesmo tempo de antena que o "zé dos quintais". Como se o "zé dos quintais" não tivesse o mesmo direito que os demais!!!

sábado, 28 de setembro de 2013

Naufrágio da barca alemã "Unison".

(Porto do Funchal)
 
Aficionado da história trágico-marítima vou continuar a perpetuar pequenas histórias que as águas portuguesas viram ao longo dos tempos.
 
No dia 18 de Janeiro de 1883 entra no porto do funchal um bote da barca alemã "Unison" que seguia de Ardrossan para Porto Rico com carga de carvão de pedra. A barca naufragou segundo as coordenadas a cerca de 240 milhas a noroeste da Corunha, conseguindo a sua tripulação composta por 12 homens salvar-se.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Marinha faz publicidade em Peniche.

 
A Marinha Portuguesa lançou um novo vídeo sobre as suas competências elucidando assim quem muitas vezes questiona para o que serve a nossa marinha.
 
Mas a novidade deste vídeo é que inclui muitas imagens realizadas em Peniche e com pessoal do Instituto de Socorros a Náufragos, Polícia Marítima e pescadores da nossa cidade.
 
Com vídeos destes até dá vontade de concorrer à Marinha...


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Parque de Campismo da Berlenga.

(Socalco da Berlenga este verão)
 
Não querendo denegrir ninguém como fazem outros bloggers, pois apenas acredito em pessoas e não em partidos, tem esta mensagem o objectivo construtivo de apenas chamar a atenção para o que se passa à alguns anos a esta parte no parque de campismo da berlenga.
 
Como acontece todos os anos, mais uma vez pernoitei na berlenga. O engraçado disto e julgo eu que não tem piada nenhuma, reparei que de alguns anos para cá, o parque de campismo tem perdido alguns tipos de turistas. Neste caso o turismo responsável, pois a não ser miudos que têm como obectivo beber até cair, o turista com familia, crianças, casais mais velhos, deixou de passar férias no parque.
 
Esta situação tem vindo a piorar cada ver mais, os grupos de miudos têm ao longo dos anos conseguido afastar qualquer outro tipo de pessoas. O lixo, os berros, as bebedeiras e vomitados durante toda a noite torna a pernoita na berlenga quase impossivel de aturar. E caso alguém lhes faça frente acabam por fazer pior.
 
Com isto tudo o parque (Câmara e Reserva) têm perdido muito dinheiro, pois para além de não receber tantos turistas, ainda muitos indivíduos saltam de socalco em socalco sem pagar um chavo, pois não existe um controlo efetivo. Construam uma residência no local (onde estava a antiga casa de madeira) e coloquem um segurança que faça cumprir as regras de um parque de campismo, chamando assim muitos mais amantes civilizados da berlenga.
 
Muitos miudos são civilizados e não estão incluidos no acima referido :)


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Antigos adágios de setembro.

(rua de Peniche na década de 50)
 
Adágios de setembro
 
. Agosto madura, setembro vindima;
. Agosto e vindima não vem cada dia;
. Agosto tem a culpa, setembro leva a fruta;
. Setembro, ou seca as fontes, ou leva as pontes;
. A vindima molhada acaba cedo aliviada;
. Vindima molhada, pipa asinha despejada;
. Não é cada dia páscoa nem vindima;
. Folgar, galinhas, que o galo é em vindimas;
. Rainha é a galinha, que põe ovos na vindima;
O velho põe a vinha, e o velho a vindima;
. Vindima enxuto, colherás vinho puro;
. Arranja bom setembro, que com a burra eu te ficarei;
. Em setembro planta, colhe, e lavra, que é o mes para tudo;
No pó semeia, setembro te pagará;
. Por Santa Marinha vai ver a tua vinha, e qual a achares, tal a vindima. Por s. Mateus, vindimam os sisudos, e semeiam os saudens;
. S. Miguel (29) das uvas, tarde vens e pouco duras, se duas vezes vieras no ano, não estava com amo;
S. Miguel e S. João passado, tanto manda o amo como o criado.

domingo, 15 de setembro de 2013

Colégio Militar.



Sou a favor da história e da sua preservação, mas sou contra todos os portugueses terem de pagar a educação de apenas alguns. Se querem um colégio militar nos mesmos moldes é muito fácil, basta que assumam os ordenados de todos os que lá por dentro andam colocados, paguem as instalações, as despesas correntes e assim sim podem ficar com o colégio militar. Agora não queiram que o zé da esquina tenha que descontar para manter o tacho de alguns.
 
Ao invés de gastarem dinheiro em campanhas na televisão, apresentem a viabilidade económica das instituições que querem manter, deixando todos os contribuintes de terem mais uma despesa a pagar.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Verão.

(Praia dos Super-Tubos e entrada do Porto de Peniche)
 
Algum tempo sem postar não esmoreceu o Peniche Nautico.
 
Como em todos os verões acontecem muitas coisas, coisas que a maioria de nós não se apercebe. No verão o aumento de turistas, trás problemas atrás de problemas. As autoridades têm de se desmutiplicar para chegar a tantas ocorrências. Pessoas desaparecidas, furtos, bebedeiras, desavenças, lutas, são alguns dos exemplos que nos passam ao lado. Salvamentos, acidentes marítimos, transportes ao hospital, turistas roubados, tudo se passa em Peniche e arredores.