terça-feira, 29 de abril de 2014

Quando o peixe era muito...

(Casa Grandela Foz do Arelho - Ano 1914)
 
No ano de 1973 a Lagoa de Óbidos era conhecida pelas grandes quantidades que pescado que alimentava muitas localidades da região. A lagoa era conhecida por ter uma fonte inesgotável de enguias. Fornecia robalos, linguados, solhas e algum camarão. Hoje a situação é calamitosa, tudo desapareceu e são muito poucas ou nenhumas as espécies que ainda por alí andam. O único sustento ainda existente parte do berbigão, ameijoa e algum choco. Embora seja uma área semiprotegida tendo legislação própria deveria ser feito muito mais, restringir completamente a pesca e repovoar seriam boas ideias.
 


quinta-feira, 24 de abril de 2014

Provérbios Vários.

(Porto de Peniche no ano de 2001)
 
- Grandes estrelas dão vento ao terceiro dia;
- O sol ruivo, dá vento seco;
- Trovões fortes e prolongados, é borrasca passageira;
- Calma em tempo frio traz molhado;
- Calor em tempo frio traz chuva por castigo;
- Céu pedrento, ou chuva ou vento;
 
- Janeiro fora, mais uma hora e quem bem contar hora e meia há de achar;
- Lua nova torvejada, 30 dias é molhada, e se for a de Setembro, até Março irá chovendo;
- Lua nova trovejada, 30 dias é molhada, se se venta, noventa;
- Lua posta, baixa-mar na costa;
- Maio chuvoso, ano formoso;
- Maio claro e ventoso, faz o ano rendoso;
- Maio pardo, ano farto;
- Não há mau piloto quando o tempo é bom;
- Nem em Agosto caminhar, nem em Dezembro marear;


segunda-feira, 21 de abril de 2014

Caça à Baleia.

 
Passou despercebido a muita gente mas quem gosta da natureza acabou de ganhar mais uma pequena batalha. O Tribunal Internacional de Justiça decidiu que o Japão não respeita os acordos internacionais assinados no que concerne à proteção dos grandes cetáceos. Segundo os japoneses caçavam baleias para investigação científica, mas caçar 422 baleias num ano não foi considerado como investigação pelo Tribunal.
 
Mas o Japão não é o pior dos países, a Noruega e a Islândia não aderiram ao acordo internacional e continuam a matar estes enormes mamíferos.
 
Força Sea Shephard.
 
 

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Escolas de Surf parecem cogumelos!!!

 
Todos nós já reparamos que as escolas de surf parecem cogumelos no nosso concelho. Basta estar um pouco atento e por todos os lados nos deparamos com publicidade a este tipo de escolas. Parece que é um dos poucos tipos de negócios, assim como os hostels, que prospera nestes tempos difíceis.
 
Mas ainda bem que existe algum tipo de negócio que tenta combater a deserficação de empresas no nosso concelho, tendo como principal factor o emprego de jovens que tanto falta faz a esta região, pois todos nós conhecemos alguém que teve de emigrar por falta de oportunidades.
 
Também reparamos que quase todos os dias é vê-los nas praias seja inverno ou verão, escolas de todos os lados, sejam da nossa região, sejam de outras paragens nacionais e mesmo estrangeiras. Para começar a ordenar este tipo de negócio nas praias a Capitania do Porto de Peniche à semelhança de outras capitanias publicou um edital com o início de regras a cumprir pelas escolas. Encontra-se ainda numa fase muito embrionária mas com o tempo esperemos que a desordem actual comece a entrar nos eixos, evitando assim o assalto das nossas praias por quem não promove e mesmo critica o que de melhor temos, as nossas praias.


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Arrojo de Cetáceo na Praia da Peralta - Lourinhã.


 
No principio deste mês mais um arrojo de um cetáceo. Desta vez na Praia da Peralta, concelho da Lourinhã. Embora não seja um entendido em cetáceos supõe-se ser um boto "Phocoena phocoena".


sexta-feira, 11 de abril de 2014

Ultima Gravação Sol de Inverno.

(Baleal)
 
E assim se realizou a última filmagem da telenovela "Sol de Inverno" em Peniche. A novela da SIC que mostrou uma das nossas praias como sendo uma praia nas redondezas de Sintra. A filmagem decorreu no fim do mês passado.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Caça Submarina - Novas Regras.

 
Novas regras são aplicadas na pesca lúdica a partir de 2014, nomeadamente na caça submarina onde já se pode utilizar o puxeiro que foi proibido na legislação anterior, vindo assim permitir uma situação que era normalissima em anos anteriores. Foi igualmente permitido para os caçadores submarinos a utilização de faca de mariscar e a arrilhada.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O Fim de Semana dos Peixes.

(Carreiro do Mosteiro)
 
3ª-Feiras e 4ª-Feiras são os dias de descanço para os peixes no Arquipélago das Berlengas!!! A legislação da pesca lúdica foi alterada colocando a proibição de captura de pescado pelos praticantes da pesca lúdica nesta reserva nestes dias da semana, mas apenas da pesca lúdica pois os profissionais continuam a poder fazer a sua vida. Mas este pequeno descanço apenas acontece se não for feriado. Além disso o descanço acaba-se entre 01 de Junho e 30 de Setembro, pois se os portugueses não têm direito a férias os peixes também não. A juntar a isto quem pagar nas embarcações de pesca turística já pode pescar todos os dias da semana.
 
Para quando uma reserva a sério? Não digo o ano inteiro, talvez impedir a pesca a todos durante os períodos de reprodução, quem ficava a ganhar? Os próprios pescadores e aficionados da pesca.