sábado, 23 de agosto de 2014

Os Profetas da Desgraça.

(Porto de Peniche)

A internet veio dar a conhecer uma nova versão de pessoa, os Profetas das Desgraças. Antigamente existiam em todas as tabernas pois eram ponto de encontro de muitas pessoas, onde falavam e falavam sobre o que poderia acontecer aqui e ali. Hoje são mais solenes, aparecem na internet seja em websites, blogs, mails, etc., com as suas versões do que pode acontecer se caso aquilo que pensa e transmite não for feito. O objectivo desta nova versão de pessoas passa por vangloriar-se da situação, caso realmente aconteça, e poder receber os louros que tinha previsto a situação e ninguém fizera nada. Disparam assim informações de tudo e todos para abranger o máximo de situações, mas sem nunca se comprometer, pois em todas as situações que relatam, nunca indicam quem foi o culpado (a não ser que o culpado seja uma entidade pública), no registo fotográfico escondem caras ou outro tipo de provas que podem indiciar os autores, não sendo assim possível atuar. Muitos movimentam-se por questões políticas, sociais, ou vendetas pessoais.

Um conselho para os Profetas da Desgraça: Reajam como um cidadão normal, numa situação que estejam cientes que alguma coisa está mal dêem a cara, escrevam ou apresentem-se directamente na entidade correspondente, apresentem provas e ajudem a identificar possíveis autores, só assim teremos uma sociedade melhor e mais justa.

"Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela"
John Kennedy

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Lusitanos em Peniche.

(Viriato - Chefe dos Lusitanos)

Cláudio Ptolomeu (cientista grego que viveu em Alexandria) refere-se numa das suas obras, à zona centro do País. Nesses escritos refere que frente a um Promontório (cabo) situa uma ilha chamada de Londobris, local para onde se retiraram os lusitanos após as legiões romanas terem invadido os montes hermínios (atual Serra da Estrela). Os lusitanos acabam por lutar nessa ilha e todos são mortos ficando os seus corpos por toda a ilha. Apenas um deles consegue salvar-se nadando para terra.

Sabendo de antemão que Peniche era uma ilha certamente Ptolomeu se referia a Peniche e não à Berlenga como aparece descrito em algumas referências.