terça-feira, 25 de novembro de 2014

Remadores de Peniche.

(Galeota Real no ano de 1899)

Os pescadores de Peniche sempre foram os campeões dos campeões da pesca em Portugal.

Em anos findos todas as terras portuguesas tinham que fornecer homens para servir nas forças armadas e Peniche não era diferente.
Podemos analisar que os proveitos (impostos) para a coroa portuguesa eram tão grandes que no ano de 1367 a coroa preferia receber parte do pescado apanhado do que incorporar nas fileiras militares de Peniche. 
D. Fernando naquele ano isenta assim os moradores de Peniche de servirem nas fileiras como remadores da coroa desde que pagassem uma vintena de todo o pescado que apanhassem.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Ameijoas da Lagoa de Óbidos

(Publicação da Época)

Notícia do ano de 1892 verificando-se que a Lagoa de Óbidos à muito que alimenta a região.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Tesouro por descobrir.


Nas minhas deambulações por publicações antigas e sendo uma das minhas matérias de eleição deparei com uma notícia que me chamou atenção. Informa sobre um tesouro escondido em Vila Nova de Gaia:

No tempo do cerco do Porto alguns frades do Convento da Serra do Pilar esconderam um volume no monte, junto a uma árvore. Esse acto foi visto por Custodio de Pinho que era militar naquele tempo. No fim do cerco Custódio foi para o Brasil nunca se esquecendo do volume enterrado.
Anos mais tarde voltou a Portugal, entretanto o terreno havia mudado e andou por aqueles locais algum tempo, a velhice e pouca saúde não ajudavam tendo sido encontrado morto, no sítio do Senhor D´Além por baixo da fortaleza da Serra do Pilar, aquando da procura do tesouro acompanhado por um martelo e uma pá de pedreiro.

Esqueci-me de indicar que esta notícia é de 1880.