terça-feira, 22 de setembro de 2015

Casas na Berlenga.

Foto do ano de 1953.

Sabendo que esta foto é do ano de 1953 e as casas que se avistam pertencem ao bairro dos pescadores, logo pertença do estado, como é que à sua direita em terreno pertencente ao domínio publico marítimo foram construídas casas particulares. O terreno foi parcelado e vendido pelo estado a particulares? Caso tenha sido por ocupação, a usucapião não se aplica no domínio publico marítimo. Sabendo ainda que a ilha é uma reserva natural a tomada por posse administrativa das casas ou em último caso o pagamento do valor inscrito nas finanças (caso o tenham feito) evitava o absurdo que aconteceu com os vigilantes da natureza, os quais tiveram que ir "morar" para as instalações do farol da Berlenga.

Será que compraram os terrenos a José Maria Monteiro também conhecido como o último dono da Berlenga e que faleceu em Peniche no ano de 1896.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Reciclar ou não reciclar.


Este video fez-me lembrar algo que à muito me faz pensar.

Já sei que vou ser recriminado pelo que vou manifestar mas informo que pouca gente da nossa terra deve contribuir tanto como eu para termos um mundo melhor, seja prevenindo a poluição ou protegendo o meio ambiente das agressões humanas.

Nos princípios desta ideia (reciclagem nos anos 80) apareceram muitas informações que estimulavam todos nós a separar o lixo. Uma das ideias era que parte dos lucros conseguidos com a reciclagem eram utilizados na criação de parques infantis, coisa que aparentemente nunca cumpriram ou deixaram de cumprir.

Hoje existe uma grande empresa que procede à recolha dos materiais reciclados. Como todas as empresas tem como objectivo o lucro, que é conseguido em parte com o nosso trabalho não remunerado, pagando ordenados chorudos a alguns directores a afins, lugares estes que pelo que se vê na imprensa são atribuídos apenas a alguns nobres devido ao seu sangue azul.

A juntar a tudo isto ainda pagamos uma taxa camarária de recolha de lixo (como se já não pagássemos tudo e mais alguma coisa), que vem incluída na fatura da água, e que nunca é igual. Este valor ou parte deve ser pago à tal empresa que tem todos nós como trabalhadores não remunerados.

Atualmente questiono-me sobre esta situação...

domingo, 13 de setembro de 2015

Rainha Leonor Teles.


Casou-se com o Rei D. Fernando no ano de 1372, mesmo estando casada com outro homem e possuindo um filho. D. Fernando acaba por dar-lhe como dote muitas terras entre elas a Atouguia da Baleia incluindo os portos e as dizimas do pescado que eram capturados nestas águas. Muito esbelta devia ser esta rainha...para um rei querer enfrentar tantos problemas.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Tráfego Marítimo em Peniche.

(Berlenga no ano de 1953)

No ano de 1875 o pequeno porto de Peniche recebeu 182 navios à vela e 3 a vapor. 172 eram portugueses, 10 eram espanhóis e 3 eram ingleses.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Povos de Peniche.


A Península Ibérica foi casa de muitos povos. Peniche como parte integrante sofreu de vários modos as suas influências. Descrição dos povos por ordem cronológica que povoaram a nossa ilha / península.

---------------
- Homem de Neandertal
- Homo Sapiens
---------------
- Iberos
- Celtas
- Celtiberos
- Lusitanos
- Romanos
- Alanos
- Suevos
- Visigodos
- Córdoba (Muçulmanos)
- Emirado de Córdoba (Muçulmanos) 
- Califado de Córdoba (Muçulmanos)
- Badajoz (Muçulmanos)
- Leoneses
- Muçulmanos
- Taifa Almorávide (Muçulmanos)
- Condado Portucalense
- Portugueses
- Espanhóis
- Portugueses
- Franceses
e por fim os Portugueses.

Muita história sobre estes povos deve ter a nossa terra.