sexta-feira, 30 de outubro de 2015

População de Peniche no ano de 1762.

(Remédios - Peniche - ano de 1961)

Segundo jornais da época do ano de 1762, Peniche possuía cerca de 3000 pessoas, era conhecida como uma localidade fortificada, com porto marítimo, possuía três paróquias e era defendida por uma cidadela e um forte, localizando-se numa península.

A Atouguia da Baleia era uma localidade perto do mar, com cerca de 1500 pessoas e defendida por um castelo.





segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Batalhas Navais.


Este é o meu passatempo actual. Por causa dele não tenho vindo postar no blog como gostaria.

Excelente jogo para quem gosta de embarcações e batalhas navais. Está excelente e é grátis!!!


Venho já, vou só fazer mais uma batalha...

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O Rei nas Berlengas.

Quadro de José Malhoa

No ano de 1886 a Berlenga teve uma grande visita. Essa visita foi feita pelo príncipe real de Portugal D. Carlos I que mais tarde viria a ser coroado rei.

Na comunicação social de então foi noticiado que o príncipe foi às Berlengas para pescar e caçar. refere ainda que parte da ilha se encontrava plantada, existiam duas fontes de água fresquíssima, uma na praia da fortaleza e uma no carreiro. Nesse ano ainda existiam as ruínas do convento assim como a  existência de uma gruta onde os frades se colocavam de vigia para avistar a presença de navios de mouros. Refere ainda que a fortaleza encontrava-se guarnecida com cinco praças (militares) reformados.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Salvamento de dois turistas australianos.



Esta manhã dois bodyboarders australianos entraram nas águas da Praia do Molhe Leste, mas a coisa não correu como pretendiam. A forte corrente aliada à rebentação ameaçou as suas vidas podendo a qualquer momento serem enviados contra o molhe ou serem levados para mar aberto. 
Quando lutavam contra a ondulação apareceram alguns bodyboarders locais de Peniche os quais vendo a sua aflição atiraram-se às águas colocando em risco a sua integridade tal era o mar que a praia apresentava.

Felizmente os dois australianos foram resgatados pela bravura dos nossos (Team Laranja). No local os bombeiros e Polícia Marítima registaram a ocorrência.