quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

De onde venho?


Sempre pretendi saber as minhas origens, motivo pelo qual não me tenho dedicado a este meu pequeno projecto (blog). 
Comecei a explorar e comecei com os meus familiares e documentos. Após mais de um mês de busca já consegui chegar a alguns parentes longínquos que devem ter nascido nos sec XVI /XVII. Mas este projecto não é fácil e nunca tinha pensado realmente neste assunto. Uma das coisas que me saltaram à vista, e após algumas contas, deparei com uma coisa quase inacreditável. Temos dois progenitores, 4 avôs, 8 bisavôs, 16 trisavôs, 32 tetravôs, 64 quintos-avôs, 128 sextos-avôs, 256, 512, 1024... somos um imenso cocktail de genes.
Nos inícios julgava ter raízes apenas de Peniche, Nazaré e Setúbal. Afinal já vou com ascendentes de Santarém, Coz, Alpedriz, Alhadas (Figueira da Foz), Famalicao (Nazaré) e Atouguia da Baleia. Mas já sei que não vou ficar por aqui.

Para me ajudar nesta busca pelas origens utilizei o www.myheritage.com.pt e o site Tombo.pt que possui os registos de nascimento, casamento e óbito. Alguma letras são indecifráveis mas com um pouco de esforço chegamos ao que pretendemos.

Nos registos de Peniche torna-se muito engraçado ver quais são os sobrenomes que realmente viveram na nossa terra. Boas buscas.