Mostrar mensagens com a etiqueta temporal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta temporal. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Por falar em temporal...

(Fotografia de L.C.Peixoto)
 
Temporal em 1931. Fotografia tirada na Avenida do Mar onde se vêm pescadores na varanda onde hoje se encontra um restaurante. Naquela altura não havia porto como hoje o conhecemos e o mar entrava pela avenida.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Barra do Porto de Peniche Fechada.

(Mastro de Sinais)
 
O temporal passado que assolou o nosso país também fechou a barra do Porto de Peniche. Esteve fechada a toda a navegação desde Sábado a Domingo de madrugada.
 
Mas poucos de nós sabemos decifrar quando isto acontece pois apenas aos homens do mar é exigida esta formação. Mas em anos antigos, quando não havia internet, televisões e companhia era naquele local que os penicheiros tomavam conhecimento das previsões meteorológicas. Na cidadela localizada no revelim, junto ao Instituto de Socorros a Náufragos, encontra-se um mastro de sinais onde são içados balões com diversos formatos e ligadas luzes que determinam as previsões emitidas pelas autoridades marítimas. Neste caso o balão com formato em cruz tem como indicação informar os homens do mar que a barra se encontra fechada não podendo haver qualquer entrada ou saída de embarcações. O fecho de barra é emitido quando a entrada do porto não oferece condições de segurança. Em caso de desobediência a esta ordem os mestres das embarcações arriscam elevadas coimas.