quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Desaparecimento de uma espécie.



Era uma vez uma espécie. Durante anos essa espécie foi capturada e alimentou muita gente, mas um dia ela começou a escassear. Como em todos os negócios a escassez levou ao aumento do preço, levando os seus captores a ganhar muito mais que estavam habituados. Devido ao aumento do preço o esforço de pesca não abrandou e o que aconteceu? Desapareceram...

Será que estarei a falar da sardinha ou da lagosta de Peniche. A história serve para tirarmos ensinamentos mas parece que nunca aprendemos.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Caça à Baleia em Peniche.


Muito importante era o porto de "Tauria", atual Atouguia da Baleia. Muitos cetáceos (Baleias) eram caçados nas águas desta zona, tanto que o nome de Atouguia começou a ter Baleia agregado. No ano de 1254 as rendas decorrentes do óleo de baleia na Atouguia passaram a ser propriedade do Mosteiro de Alcobaça para pagamento de uma dívida.

Estas águas possuíam a ilha de Peniche, Berlengas e Baleal para ajudar a quebrar a ondulação, tornando este porto um dos mais importantes da Península Ibérica. Perto da Atouguia a denominação de Porto de Lobos, os quais não devem ser os animais, mas sim relacionar-se com Lobos do Mar, essa expressão utilizada para os grandes marinheiros.

Pena que dessas épocas pouco tenha sido explorado. Uma grande história deve ter este concelho que muito pouco está estudado.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Prisão da Berlenga.

(Forte de São João Baptista antes da intervenção de 1953)

No ano de 1823 são detidos por ordem do Rei de Portugal alguns dos oficiais pertencentes a quatro regimentos do exército português. Sete deles são presos e transportados para o presidio da Berlenga.

Num tópico anterior revela-se que o presidio foi criado no ano de 1664.