(Chegada após a descoberta do mergulhador)
Foi encontrado o mergulhador desaparecido em 25 de Julho de 2009 nos destroços do navio inglês "DAGO". Este navio encontra-se a cerca de 5 milhas náuticas do Cabo Carvoeiro numa profundidade de 50 metros. Durante três dias a Marinha em colaboração com a Polícia Marítima procederam a buscas no local após alerta de um mergulhador civil.
O navio "DAGO" de 3.300 toneladas foi afundado na II Guerra Mundial (15.03.1942) por um bombardeiro alemão quando navegava junto a Peniche com 37 pessoas a bordo. O navio foi atingido por 3 bombas largadas de um Focke-Wulf Fw 200 Condor Nazi, tendo 4 pessoas ficado em estado grave, mas sendo todas resgatadas com vida.
Este mesmo bombardeiro atacou ainda mais dois navios mercantes e uma corveta inglesa.
2 comentários:
Apenas umas quantas correções:
1. O navio nunca possuiu 3.300 toneladas, mas cerca de 2.750 à data do seu afundamento, já que na sua construção possuia menos capacidade, tendo sido aumentado em 1909.
2. O destroço do SS Dago não se encontra a 5 milhas mas a 3,5.
3. Os 4 feridos (O número está correto) não ficaram fridos com gravidade. Apenas dois ficaram internados, um com uma perna partida (John Rouse)e outro por causa de uma intervenção cirúrgica na sequência de uma contusão na região anal causada por estilhaços do bombardeamento (Martin Fell).
Para mais informações sobre o SS Dago e o projeto que determinou que destroço a ela correspondia de facto ver:
https://www.facebook.com/dago.wreck
Cumprimentos,
Jorge Russo
Obrigado pela correção. Todos os dados fornecidos foram recolhidos de noticias da época.
Enviar um comentário