Peniche em 1894 - vapor "Angola"
Em 1891 o Brasil sofria uma forte crise institucional e financeira promovendo uma revolta na Marinha Brasileira. A consequência foi a demissão do então presidente da republica.
Mas Peniche vê-se envolvido com a segunda revolta da Armada que aconteceu em 1893, mais uma vez a armada revolta-se desta vez pelo pequeno prestigio da Marinha em relação ao Exército Brasileiro. Mas a revolta não correu como o esperado e em Março de 1894 a rebelião foi eliminada.
Peniche entra então na história brasileira, os rebeldes que não ficaram em terras brasileiras são transportadas para Portugal em número de 148, entre eles alguns portugueses, a bordo do vapor "Pedro III". O grupo era constituído por diversos militares da marinha e guarda nacional.
No dia 02 de Junho a bordo do vapor "Angola" são dirigidos para Peniche, exceptuando os oficiais que foram para Elvas devido à falta de condições em Peniche para acolhê-los.
Mais uma vez Peniche é utilizado para instalar grupos de pessoas que estão deslocalizadas das suas terras e tradições.
Também, mais uma vez, o museu de Peniche não possui qualquer referência a este episódio (presumo eu). Com um pouco de estudo e trabalho teríamos o melhor museu nacional do mar.
1 comentário:
A ilustração representa Peniche?
Enviar um comentário