domingo, 27 de novembro de 2011

Meixão em Peniche - Crime Ambiental


Poucos têm conhecimento que Peniche é todos os anos alvo de um dos maiores crimes ambientais que se praticam em território nacional. Chamam-lhe "Meixão", mas também é conhecido por enguia-de-vidro, mas não passam de juvenis das nossas enguias de rio ou lagoa.

O rio de S. Domingos em Peniche, todos os anos é alvo deste acto predatório que mata a criação das poucas enguias que Portugal ainda tem. Estes "criminosos" andam atrás do lucro fácil, pois cada quilograma desta especie é avaliado em mais de 400 euros nos mercados espanhois e japoneses. As enguias abandonam os rios e lagoas e deslocam-se por mar alto (mar dos Sargaços) onde desovam e morrem. A sua prole então dirige-se para a costa europeia para subir os rios onde cresce e engorda para fazer o mesmo que os seus progenitores. Mas estes predadores impedem a sua subida ao matar aos milhares para proveito próprio. Devido a este acto todos temos conhecimento que enguias "nem vê-las" pois quase deixaram de existir.

Apesar da Polícia Marítima exercer uma forte pressão sobre este acto proibido, todos temos que colaborar, assim caso vislumbre, principalmente no período nocturno, indivíduos com uma especie de camaroeiros na foz do rio ou mesmo nas suas margens, não deixe de contactar a autoridade marítima (918 498 039).

Sem comentários: