domingo, 11 de dezembro de 2011

Enguias e o Meixão.


Voltando às enguias em Peniche, após pesquisa de um documento do Séc. XIX sobre a captura de pescado, este refere o seguinte:
"Entre esses peixes a enguia é o que abunda e propaga mais; é susceptivel de acondicionamento, com que se pode levar a remotos paízes, conservando-se perfeitamente. Logo que se pescam cortam-se em pedaços, e depois de preparadas, e mettidas em barris com vinagre e sal, exportam-se com o nome de enguia marinada. Adquirem um gosto tão agradável que na maior parte dos estados europeus fazem dellas grande consumo. As enguias estão em proporção com os outros peixes como 8 para 4."

Segundo esta descrição as enguias eram o peixe mais usual da nossa costa, o que infelizmente já não acontece. Um dos grandes factores para o desaparecimento delas é sem dúvida a captura dos seus juvenis (meixão), que actualmente se encontra proibida. Saliento ainda que caso algum indivíduo seja encontrado na faina do meixão em águas sobre jurisdição marítima é alvo de uma coima. Nas restantes águas é um crime. Não se percebe esta dualidade de critérios.

Sem comentários: