sábado, 30 de abril de 2011

Berlenga à venda


Compra das Berlengas pela Alemanha

Artigo publicado num jornal australiano em 13 de Dezembro de 1908.

Londres, Sábado. Um relatório indica que a Alemanha encontra-se a negociar a aquisição da Berlenga, ou Ilhas das Berlengas, a 12 milhas da costa de Portugal, tendo causado, um grande alarme em Lisboa.
É espectável que o governo irá proibir a sua venda.
As ilhas são descritas como um grupo the pequenas, ilhas rochosas, a oeste da costa de Portugal. A principal, Berlenga, é defendida por uma fortaleza.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Artes de Pesca - Redes de Emalhar




Os pescadores continuam a colocar redes de emalhar junto à costa. Com este acto conseguem melhorar as capturas, conseguindo assim um maior lucro da sua actividade. Mas esta actividade, proibida por lei, a qual exige a sua colocação a mais de 1/4 de milha náutica da linha de água - costa (cerca de 460 metros), para além de colocar as suas vidas em risco, acontecendo por vezes serem apanhados pela ondulação, MATA centenas de aves, as quais ficam emalhadas na rede morrendo afogadas. Por vezes deparamos com aves mortas nas praias, estas fotografadas na Praia do Baleal em Peniche. Mas muitas delas não temos conhecimento, pois os pescadores já aprenderam a retira-las e coloca-las no lixo, para não alarmar a população e a Polícia Marítima.

Manifestação em Peniche - A questão da pesca nas águas portuguesas



Foto de 1923 com a seguinte legenda: "Aspecto da manifestação de protesto, levada a dias, a cabo, junto da Capitania do Porto de Peniche, pelos pescadores d´aquela localidade, contra a invasão das nossas águas pelas traineiras espanholas"


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Polícia


Um dia Deus encontrava-se muito atarefado. Encontrava-se a moldar um homem, quando apareceu um Anjo e diz:

Está a levar muito tempo nessa criação Senhor! O que tem de tão especial esse homem?

Deus respondeu: Já viste o que me pedem neste modelo?

Ele tem que correr por ruas escuras, subir paredes, saltar muros, entrar em matagais, invadir casas que têm mais podridão que uma lixeira.

Tem que estar sempre em boa forma física quando muitas vezes nem tempo têm para comer.

Tem que investigar, procurar provas nessa mesma noite, fazer o expediente e no dia seguinte, quando já está fora do seu horário de trabalho ir ao tribunal prestar declarações.

Também tem que possuir quatro braços, para poder conduzir, disparar e ainda chamar reforços pelo rádio.
O Anjo olha para Deus e diz: quatro braços? Impossível!

Deus responde: os quatro braços não são o problema, mas sim três pares de olhos que necessita.
Também pedem isso nesse modelo? - Pergunta o Anjo.
Sim, necessita de um par com raio-X, para saber quem são os criminosos entre a multidão e o que escondem os seus corpos; de outro par para cuidar de seu camarada e outro para conseguir olhar e zelar pelas vítimas que estejam a sangrar. Ter o discernimento necessário para julgar tudo numa fracção de segundos e dizer que tudo corre bem, quando sabe que isso nem sempre corresponde à verdade.

Nesse momento, o Anjo diz: Descanse e poderá trabalhar amanhã.

Não posso, responde Deus! Além disso ele tem que ser capaz de acalmar ou dominar um toxicodependente de 130 quilos sem nenhum incidente.

Estar sempre pronto para o serviço, com o sentimento de honra a percorrer as veias e ao mesmo tempo manter uma família com seu salário.

Espantado o Anjo pergunta a Deus: Mas Senhor! Não é muita coisa para colocar num só modelo?

Deus rapidamente responde: É, e para acrescentar tudo isso tenho que retirar algumas coisas. Vou tirar o orgulho, pois infelizmente, para ser reconhecido e homenageado ele terá que estar morto, também não irá precisar de compaixão, verá todos os dias da sua vida o que ninguém vê. A dor das vítimas despedaçadas jovens ou velhas, vidas destruídas e ao sair do velório de um companheiro, ele terá que voltar ao serviço e cumprir a sua missão normalmente.

Será uma pessoa fria e cruel? - Pergunta o Anjo.

Claro que não - responde Deus. Quando chegar a casa, deverá esquecer que ficou frente a frente com a morte, deverá dar um abraço carinhoso aos seus filhos e dizer que está tudo bem, terá que esquecer os tiros disparados ao dar um beijo apaixonado a sua esposa, terá que esquecer as ameaças sofridas e fazer contas à vida com o seu salário e terá que ter muita, mas muita coragem para no dia seguinte, acordar e retornar ao trabalho sem saber se irá voltar para casa novamente.

O Anjo olha para o modelo e pergunta confuso: E com tudo isso conseguirá ainda pensar?

Claro que sim! - Responde Deus.

Investigará e prenderá criminosos em menos tempo que cinco juízes discutindo a legalidade dessa prisão... Poderá suportar as cenas de crimes às portas do inferno, consolar a família de uma vítima, interrogar e vasculhar as almas dos criminosos alheando-se dos sentimentos e no outro dia ler nos jornais notícias de como os policias são insensíveis aos "Direitos dos Criminosos".

Por fim, o Anjo olha para o modelo, passa-lhe os dedos pelas pálpebras e diz: Meu Deus, ele está deitando água. Eu acho que está a pôr muita coisa nesse modelo!

Não é água, são lágrimas... Responde Deus.
E porquê lágrimas? - Perguntou o Anjo.
Deus respondeu:

Por todas as emoções que carrega dentro de si...
Por uma mãe morta...
Por uma criança violada...
Por um companheiro caído...
E por um sentimento chamado justiça!
És um génio! - Responde-lhe o Anjo.

Deus olha para o Anjo em tom sério e diz: Não fui eu quem lhe pôs as lágrimas... Ele chora porque é simplesmente um homem!

Arquipélago das Berlengas



Nesta altura do ano é que a beleza natural da Berlenga aparece.


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Origem dos Faróis


A origem provém de uma grande torre construída na ilha de Pharos, na baía de Alexandria, há mais de 2000 anos. Foi considerada uma das sete maravilhas do mundo. A sua luz provinha de enormes lumes que se avistavam à distância de 40 milhas.


sexta-feira, 22 de abril de 2011

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Bandeira a meia-haste


Embora seja frequente, poucos de nós sabem realmente porque é que este costume é utilizado. O uso de descer uma bandeira até meia haste, em sinal de luto, vem do mar. A derrota nas batalhas navais, foi durante muitos séculos assinalada pelo acto de baixar a bandeira do navio vencido, colocando acima dela a do vencedor. Desta forma, a bandeira descida passou a ser um simbolo de perda e desgosto.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Pesca ludica e as artes permitidas


Conforme previsto no Regulamento da Pesca Ludica existem diversos tipos de arte que podem ser utilizadas na pesca por todos os que não são profissionais da actividade da pesca.
Actualmente podem ser utilizadas 3 linhas (3 canas), tendo cada uma um máximo de 3 anzois, podendo ser utilizadas também as toneiras. Ao longo do país existem excepções tal como o caso da Lagoa de Óbidos onde só podem ser utilizadas duas linhas (canas).
Os praticantes da pesca submarina podem utilizar instrumento de mão ou arremesso, desde que a respectiva força não seja devida a poder detonante resultante de substância quimica ou a gás artificialmente comprimido.
Uma das coisas a ter atenção é no caso de ser detectado na utilização de qualquer outro tipo de arte de pesca que não as aqui referidas, não é considerado pesca lúdica, logo a infracção é atribuida à legislação da pesca atribuida aos profissionais.