segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pesca lúdica - Douradas.


O Porto de Peniche atualmente é uma maternidade. Não é preciso muito tempo para quem observa a água, encontrar douradas, carapaus, safias, salemas, robalos, etc., todos eles de pequeno tamanho. A abundância de peixe que cai das embarcações quando em descarga proporciona uma fonte elevada de alimentação e juntando a proibição de pescar no interior do porto veio proporcionar o crescimento destes juvenis e assim ajudar a proliferar as espécies nas imediações.
 

Mas nem todos os pescadores lúdicos têm a dignidade de deixar crescer para reproduzir e assim apanhar mais e maior. Não é muito difícil ver de vez em quando uns "anormais" a pescar para o interior do porto. O que apanham? Todos os peixes que estão acima referidos e na sua quase totalidade sem tamanho. Muitos deles excedem pouco dos 10 centímetros, tal como estas douradas com tamanho médio de 15 centímetros. A dourada tem que ter pelo menos 19 centímetros de comprimento e o robalo 36. Estes tamanhos mínimos são definidos pelos biólogos, pois apenas com estes tamanhos o peixe se reproduz. É fácil fazer contas, se eles não chegam a este tamanho não se reproduzem, logo o peixe desaparece.
 
 
Mas a Polícia Marítima tem intervindo nesta questão, já tendo aplicado coimas a alguns "inergumeros" que nunca são abaixo dos 250 euros.

Sem comentários: