domingo, 15 de setembro de 2013

Colégio Militar.



Sou a favor da história e da sua preservação, mas sou contra todos os portugueses terem de pagar a educação de apenas alguns. Se querem um colégio militar nos mesmos moldes é muito fácil, basta que assumam os ordenados de todos os que lá por dentro andam colocados, paguem as instalações, as despesas correntes e assim sim podem ficar com o colégio militar. Agora não queiram que o zé da esquina tenha que descontar para manter o tacho de alguns.
 
Ao invés de gastarem dinheiro em campanhas na televisão, apresentem a viabilidade económica das instituições que querem manter, deixando todos os contribuintes de terem mais uma despesa a pagar.

3 comentários:

Emanuel Bragança disse...

Caro Blogger,

Vou apresentar-me como Emanuel Bragança, Ex. Aluno do Colégio Militar, de 27 anos de idade.

Em primeiro lugar é importante referir que concordo consigo na medida em que diz que é necessário preservar a História de Portugal.

Pois bem, e por falar em História vou eu contar-lhe a minha.

Entrei para o Colégio Militar com 10 anos de idade, por minha própria e livre vontade. Foi-me apresentado pelos meus pais o molde educativo aos 9 anos de idade. Apenas me lembro que queria entrar por saber que tinha cavalos, e mais umas quantas disciplinas.

Os meus pais fizeram o maior sacrifício da vida deles. Abdicaram de luxos, e pagaram a minha mensalidade e do meu irmão. Posso afirmar-lhe com convicção que fizeram o maior investimento da sua vida. Preservaram a minha educação segundo moldes e princípios que já são raros. São estes moldes que me deram a força para seguir uma escada ascendente na vida. Hoje, perto dos 30 anos de idade sou um Jovem que se pode orgulhar do que já tem! E graças ao seu esforço !

Neste momento, vejo também a sua preocupação face ao dinheiro gasto pelos contribuintes. Também é uma preocupação minha. Acredite. Como homem de Finanças e Economia também não gosto de verificar que segundo o Tribunal de Contas não vem o nome do Colégio Militar como das Escolas que mais valor gasta por aluno. Talvez se lá estivesse o nome da instituição concordaria consigo! Mas lamentavelmente não está. E porquê ? Porque os Encarregados de Educação pagam uma mensalidade que sustenta parte do modelo educativo no Colégio Militar.

Agora venho falar-lhe que não concordo consigo na medida em que refere que os cidadãos pagam o Colégio Militar. Quem paga verdadeiramente o Colégio Militar são os seus Ex-Alunos. E sabe porque é que eu chego a esta conclusão ? Porque com 27 anos de idade olho para a minha Declaração de IRS e veja que já estou a dar mais ao Estado do que o Estado Português me deu a mim!

Agora penso eu. Será que fui um Custo ? Ou faço parte da categoria do Investimento ?! Provavelmente ... o tempo continuará a dizê-lo. De uma coisa me posso orgulhar. Pertenço ao Curso de Saída de 2004 e leia bem com atenção: 100% deste Curso ingressou no Ensino Superior. 100% deste Curso de 2004 encontra-se Empregado.

Cumpre também referir-lhe que o Colégio Militar é muito mais do que uma Escola Secundária. É uma Escola de Valores. Uma Escola que marca o Ex. Aluno! Que lhe dá Força para seguir um caminho promissor. Que se pauta por um Código de Honra.

Ou não será por isso que existam mais de 2000 Ruas no nosso País ? 5 Presidentes da República Portuguesa. CEO's de Empresas Nacionais e Internacionais. Homens das Artes, que dão valor à Cultura. Nomes fulcrais no Campo das Ciências! Sejam elas quais forem !

Bem, de uma coisa agora estou certo. Ao ler as minhas palavras e desconhecendo o Universo do Colégio Militar verifica que sou um Eterno Grato à Escola Secundária que me deu Tudo na Vida.

Pelo Colégio Militar, nem que da minha vida abdique, pois acredito que a sua preservação faz parte do Futuro do País que hoje é denominado de Portugal.

Unknown disse...

Tem razão.
Os pais pagam cerca de 7000 euro ano e o Estado paga os 5700 euro que paga para todos os alunos do secundario de todas as escolas (independentemente do numero de anos que se demore a tirar o secundario). Ou seja ao pagar os meus impostos pago a educação dos outros e dos meus e sendo pai de um destes meninos pago mais 7000 euros. Resumidamnente contribuem mais estes pais para a educação nacional que os outros das outras escolas publicas. Portanto esta favor da manutenção dos colégios e é isso mesmo que deve defender se e a sua unica "reclamação" E isso que defendemos E ate se podia aumentar a receita caso o MDN permitisse que se rentabiliza-se o espaco e assim ate poderia dar lucro QUantas escolas publicas conhece que possam, ou dêem ou lhes peçam que de lucro? Estas podem se quem as condena (que tem o poder na mao) as deixar. Assim junte se a nossa luta e defenda o que e justo. Cumpts M Teresa Magalhaes

Peniche Nautico disse...

Compreendo perfeitamente a sua posição. É normal que tentemos defender aquilo que nos é querido. Também sei que uma escola militar é completamente diferente de uma escola civil. Mas... se querem juntar as instituições tenho quase 100% de certeza que a questão principal é a económica, e não existe qualquer justificação para o estado ter de gastar mais com uns do que com outros. Esta não deixa de ser uma opinião pessoal e nada justifica existirem portugueses de 1.ª e outros de 2.ª.