quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Atoninhas.

 
 
 
Neto!!! tenho aqui atoninha para o jantar. Dizia o meu avô.
Palavra essa que me fazia deliciar o paladar. Até hoje uma das melhores carnes que já provei.
 
Mas... na minha inocência nunca me passou pela cabeça que aquele petisco chamado de atoninha fosse sim golfinho, aquele animal que provoca sentimento completamente divergente de alimentação. A partir do momento que assimilei nunca mais toquei nesse tipo de carne. Naquela altura a juntar a esta minha decisão, entra em vigor a decisão do estado português sobre proibição de captura de cetáceos.
 
Mas esta situação ainda não se encontra completamente acatada por todos e muito raramente acontece, mas por vezes ainda dão à costa pequenas tiras de pele de golfinho, verificando-se que o mesmo foi esquartejado. O cetáceo acima fotografado deu à costa junto à Papoa, no fim deste verão, verificando-se que o mesmo foi cortado na zona abdominal e numa das suas barbatanas. Infelizmente estes mamíferos competem com os pescadores para obter sustento e ficam por vezes presos nas redes.

Sem comentários: