segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Rip Curl Pro Portugal 2014.


Uma galheta na cara. Este deve ser o que alguns penicheiros sentiram este domingo e segunda. O campeonato do mundo foi um sucesso e cimentou Peniche no mapa nacional e internacional. Durante o período em que decorreu o campeonato quase todos os dias Peniche era notícia. A aposta no surf é uma vitória ganha e na qual devemos todos apostar. Ao contrário de inúmeros eventos desportivos, culturais e religiosos que a câmara municipal patrocinou durante anos e que sorviam os dinheiros municipais, este vê-se e faz movimentar o concelho de Peniche. Assim questiono se existe alguma atividade que traga para Peniche visitas de turistas ou nacionais como o surf?

Alguém vem de fora para praticar atletismo em Peniche?
Alguém vem de fora para praticar triatlo em Peniche?
Alguém vem de fora para praticar futebol em Peniche?

Nenhum desporto, nem festa religiosa ou cultural tem tanto impacto na economia de Peniche com tem atualmente o surf. Os velhos do restelo deveriam tentar mudar a sua mentalidade e apoiar o que uma grande maioria já descobriu. O surf faz de Peniche uma potência mundial. Agora falta chamar as marcas de surf, potenciar as praias, dar um ar de cidade do surf com algumas estruturas e referências a este desporto. Existe uma localidade que neste aspecto está mais avançada que Peniche mas falta-lhe o principal, as ondas que aqui existem todo o ano.

4 comentários:

Anónimo disse...

O atletismo e o triatlo não trazem ninguém a Peniche!!!??? então os milhares de atletas que participam (e pagam inscrição) na Corrida das Fogueiras são de onde?
Não percebi se o autor deste texto quer apenas ser irónico ou se levou com alguma onda na moleirinha...já quem vem ver o surf senta-se na areia a ver a prova e vai embora. nem passam da ponta da lagoa para dentro.

Peniche Nautico disse...

Cada um tem a sua opinião e respeito todas as opiniões. E sim o anónimo tem razão, trazem pessoas no próprio dia da prova, mais nada. Existe alguma escola (empresa) que traga pessoas para Peniche todo o ano para a pratica dessas atividades? Alguém vem para Peniche de férias para fazer essas atividades? A inscrição serve para pagar ordenados a alguém? O anónimo tem que alargar os seus horizontes, pois não me refiro à prova de surf em si, mas a toda a repercussão que o campeonato trás. Vá à praia de diga-me se ela está vazia ou existe alguma empresa a dar aulas de atletismo ou triatlo com turistas...ou o turismo não é uma das maiores atividades económicas deste país.

Anónimo disse...

E antes de 2009 não havia escolas de surf? É possível que existissem menos e que tivessem menos clientes, mas existiam.
Por acaso tenho um levantamento do número e nome de escolas de surf que existiam no início de 2009 e posso informar que já eram muitas.

José Carlos Romão disse...

Concordo, o surf é a nossa mina de ouro. Há muito mais para explorar, mas a autarquia mostra estratégia e planeamento na forma como gere a imagem de Peniche. E é isso que a distingue de uma junta de freguesia, que pelas críticas parece que é o que gostavam que ela fosse.