quinta-feira, 30 de junho de 2011

Naufragio da Traineira "Graça de Deus"

(Fotografia sem correspondência com o texto)

Registada em 1947 na Capitania do Porto de Peniche pela Sociedade de Pesca Graça de Deus, Lda., que a mandou construir a António Gomes Martins, Filhos, Lda., com estaleiro em Vila do Conde, esta embarcação com 15 metros de comprimento custou cerca de 300 mil escudos.

Em 1951 foi alterada ficando com um comprimento de 13 metros. Dedicava-se à pesca com arte de cerco e no dia 14.09.1955 perdeu-se na Barra de Aveiro.  

2 comentários:

Manuel Leonardo disse...

Nao sei se ainda vai a tempo mas parece'me que ha um erro no comprimento pois deveria ser originalmente de 13 metros de quilha e depois modificada para 15 metros ,pois foi por meu intermedio que o Mestre Manuel Malheiros conseguiu uma autorizacao para mais 16 centimetros de quilha que depois se fez lei para todos os construtores.
Tambem quero assinalar que na madrugada ' 2 horas da manha ' do dia 13 de Novembro de 1955 dia anterior ao naufragio da traineira
Graca de Deus , a traineira Bairrista na qual eu andava ,saimos a Barra de Aveiro apanhamos uma volta de mar que partiu 16 cavernas a quilha e a sobrequilha , danificando o bucim e consequentemente o veio da elice mas conseguimos chegar a Peniche para agora poder contar .Parece'me que so existimos dois sobreviventes da tripulacao eu e o Adelino que mora por cima , ao lado da Pastelaria Roma . Os melhores cumprimentos
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

Peniche Nautico disse...

Caro amigo, primeiro que tudo um muito obrigado pela visita e pelo esclarecimento. Mas nos registo que possuo, a embarcação "Graça de Deus" possuía 15.25 metros de comprimento inicialmente e passou para 13.10 metros devido a alteração da popa em 11.07.1951. De pontal possuía 1.43 metros, passando nessa data para 1.72 metros.