domingo, 24 de junho de 2012

O pirata Barba Roxa.

(Barba Roxa)

Barba Roxa chegou a ser o Rei de Argel e de Tunes. Era filho de um renegado albânez e de uma viuva dum sacerdote grego e nasceu com o nome de Horrue, mas ficou mundialmente conhecido como o Barba Roxa.
A miséria fez com que abandonasse a ilha de Metelin e partiu para Constantinopla, onde se viu prisioneiro num escaler onde foi obrigado a servir, após um desentendimento entre cavaleiros de Rhodes e turcos. Como era ruivo todos o chamavam de barba roxa. Ao fim de dois anos desertou e alistou-se num bergatim corsário de Constantinopla, propriedade de dois irmãos. Após a morte de um deles tornou-se sócio e matou o outro enquanto este estava a dormir e largou o corpo no mar.
A partir deste momento começou a atacar tudo e todos conseguindo bastantes presas e presenteando o Rei de Tunes ganhou a sua simpatia.
Em Argel, quando esta se preparava para a guerra com os espanhois, matou na ceia o chefe dos argelinos e fez-se Rei sem oposição. Conquistou seguidamente Tunes e Tremecen.
Após possuir 3 coroas, voltou a Argel e chamou os 70 cavaleiros mais importantes da cidade e os mais abastados, matou-os, roubou-os e justificou a situação como uma limpeza de traidores.
Mas o rei de Tremecen pediu ajuda a D. Carlos e marchou com 300 espanhois contra o pirata usurpador, o qual em desepero fugiu secretamente levando consigo todas as riquezas, as quais após o localizarem as atirava fora para permitir a sua fuga, mas os espanhois não o deixaram de perseguir, conseguindo captura-lo. Mataram o barba roxa e levaram a cabeça para Oran. O pirata morreu no ano de 1518.


Sem comentários: