quinta-feira, 12 de julho de 2012

Praia de Valbemfeito - Garrafa com mensagem.


No dia 27 de Julho de 1789 dava à costa, na Praia de Valbemfeito, na zona de Peniche uma garrafa contendo três cartas. Duas delas fechadas tendo como destino o Conde de Kernik, em Libau, Curlandia, e uma aberta, escrita em latim no dia 20 do mesmo mês, referindo que se encontrava em vias de naufragar e pedia para quem encontrasse as cartas as enviasse para a cidade indicada. A carta referia o seguinte:
"Tu, quem quer que sejas que encontres esta carta, sabe que sou polaco, descendente de uma familia muito ilustre, que tem o titulo de Conde. Navegando agora no Atlântico, em grande aflição, junto ao Cabo Finisterra, e temendo não me livrar deste infortunio, te rogo encarecidamente que envies estas cartas fechadas para Libau, cidade do Ducado da Curlandia. Se eu viver conhecerás a minha gratidão por este beneficio e se morrer terás a gloria de ter exercido um grande acto de humanidade. Para saber de mim podes escrever-me para Lisboa, capital do reino de Portugal, pois se o altissimo permitir que me salve deste apuro em que se acha todo o navio, sem duvida passará naquela cidade. Tu, se amas a virtude, não deixes de cumprir o pedido de um homem perseguido pela desgraça. Deus te guarde, e conceda a ti e a todos os teus uma próspera fortuna. Adalberto Sulima Katsiejoulki".

Sem comentários: