quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Heroína Brasileira ao largo das Berlengas.

 
Esta história passou-se ao largo das Berlengas. Uma brasileira de nome Rosa Maria de Sequeira, nascida em São Paulo, Brasil no ano de 1690, casou-se com o portugês desembargador António da Cunha Souto Maior. Após o seu esposo cumprir as suas funções embarcarão para Portugal em Dezembro de 1713.
 
No dia 20 de Março de 1714, a nau "Nª Srª do Carmo, S. Elias e D. Rosa" avista ao largo das Berlengas três navios corsários argelinos, que infestavam as águas portuguesas para roubar, matar e raptar cristãos. O combate naval precipitou-se de imediato e todos os homens tomaram os seus lugares, enquanto Rosa Maria, ao contrário de outras senhoras que se escondiam, participava na batalha, ora passando as armas a uns, trazendo polvora a outros e motivando combatentes com as palavras "Viva a fé de Cristo". A batalha durou dois dias tendo a heroina brasileira afrontado todo o tipo de perigos, nunca parando nem mesmo de noite, aprontando o material de guerra para o dia seguinte.
 
O que salta à vista da escrita desta história é que no mesmo texto faz referência de judeus a bordo da nau, os quais vinham presos para serem apresentados ao santo ofício. Durante a batalha Rosa Maria mandava-os calar porque eles desejavam o triumpho dos argelinos.
 
A nau acabou por entrar em Lisboa em 22 de Março, não se sabendo mais sobre esta história...

Sem comentários: